Corrida paulista

Ipec em São Paulo: Tarcísio tem 46%, e Haddad, 41%

Candidato bolsonarista Tarcísio de Freitas tem 53% dos votos válidos, contra 47% de Fernando Haddad, apoiado pelo ex-presidente Lula

Divulgação/Facebook
Divulgação/Facebook
Na pesquisa estimulada, considerando os votos totais, Tarcísio e Haddad estão a um ponto do empate técnico

São Paulo – A primeira pesquisa Ipec (ex-Ibope) para o segundo turno das eleições para o governo de São Paulo, divulgada nesta terça-feira (11), mostra o candidato bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 46% das intenções de voto. Ele está à frente de Fernando Haddad (PT), apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem 41%. Nessa pesquisa estimulada, em que são apresentados os nomes dos concorrentes, votos em branco e nulos correspondem a 9%, enquanto 4% dos entrevistados não souberam responder ou não responderam. Em votos válidos (descontados nulos e em branco), seriam 53% a 47%.

No primeiro turno, Tarcísio teve 43,3% dos votos válidos e Haddad, 35,7%. No estado, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) ficou com 47,7%, e Lula com 40,9%.

De acordo com o Ipec, 84% dos eleitores paulistas afirmam que a decisão do seu voto é definitiva. Por outro lado, 16% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição.

Haddad tem a preferência das mulheres e dos mais pobres

Na pesquisa espontânea, quando não aparecem os nomes dos candidatos, Tarcísio aparece com 34%, e Haddad, com 30%. Nesse cenário, chega a 23% os eleitores que ainda não sabem em quem votar. Brancos e nulos são 11%. Além disso, 2% citaram outros candidatos que não concorrem ao segundo turno.

Tarcísio vai melhor entre os homens (52%) frente às mulheres (41%). Também se destaca no eleitorado com renda familiar mensal superior a cinco salários mínimos (54%), entre evangélicos (62%) e no interior do estado (52%).

Por outro lado, a maioria dos eleitores que vão votar em Haddad são mulheres (45%), na comparação com homens (35%). Ele se destaca entre os eleitores com renda familiar mensal de até um salário mínimo (52%), católicos (45%) e entre os que vivem na região metropolitana de São Paulo (47%).

Expectativa de vitória

O Ipec também perguntou quem o eleitor acha que vai ganhar, independentemente da sua opção de voto. Desse modo, 54% apostaram na vitória de Tarcísio. Outros 30% em Haddad. Não souberam ou não opinaram, 16%.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre domingo e hoje (9 e 11), em 84 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-03658/2022.


Leia também


Últimas notícias