Final

São Paulo confirma segundo turno entre Haddad e Tarcísio. E astronauta Marcos Pontes vai para o Senado

Candidato bolsonarista teve 42,41% dos votos, ante 35,63% do petista. Termina a “era tucana” no estado

Reprodução
Reprodução

São Paulo – A definição de quem será governador de São Paulo vai para o segundo turno, no próximo dia 30, entre Fernando Haddad (PT), que recebeu 35,70% dos votos (8.337.139), e Tarcísio de Freitas (Republicanos), 42,32% (9.881.995). O atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), ficou com 18,40% (4.296.293). Assim, encerra-se um longo período de governos tucanos no estado. Votos em branco e nulos somaram 13,98%. Abstenções, 21,63%.

O resultado confirmou o que as pesquisas de intenção de voto sugeriam. Agora, os candidatos se enfrentarão novamente nas urnas no dia 30 deste mês. De acordo com a última pesquisa Datafolha, divulgada ontem (1º), em simulação entre os candidatos, Haddad venceria Tarcísio por 46% a 41%.

Fernando Haddad é ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, cargo que ocupou durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu currículo estão programas importantes como o Fies e o ProUni. Advogado e professor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), Haddad tem um perfil técnico e acadêmico. Agora, para um segundo turno, conta com o apoio de Lula e, também, do ex-governador de São Paulo por quatro mandatos Geraldo Alckmin (PSB).

Tarcísio de Freitas é ex-ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro. Ele é carioca e teve dificuldades para disputar a eleição por São Paulo. Isso, porque encontrou problemas para justificar domicílio, já que utilizou a casa do cunhado em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, para fins eleitorais. Em entrevista para a TV Vanguarda, Tarcísio não soube dizer em qual colégio vota, e sequer sabia o bairro de sua residência. O político foi escolhido para a disputa pelo clã Bolsonaro, de quem contará com apoio para o segundo turno.


Resultado em São Paulo – 100% das seções apuradas

  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 42,32% 2T
  • Fernando Haddad (PT): 35,70% 2T
  • Rodrigo Garcia (PSDB): 18,40%
  • Vinicius Poit (Novo): 1,67%
  • Elvis Cezar (PDT): 1,21%
  • Carol Vigliar (UP): 0,38%
  • Gabriel Colombo: 0,20%
  • Altino Júnior (PSTU): 0,06%
  • Antonio Jorge (DC): 0,05%
  • Edson Dorta (PCO): 0,02%

Senado e presidência

Na disputa pelo Senado, o ex-ministro e astronauta Marcos Pontes (PL) surpreendeu e se elegeu, com 49,68%. Ele superou o favorito nas pesquisas, o ex-governador Márcio França (PSB), que teve 36,27%. Na disputa pela presidência da República, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) também surpreendeu ao liderar em São Paulo com 47,71% dos votos. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acabou ficando em segundo ao obter 40,89%.

Sobre a corrida ao planalto, Jair Bolsonaro (PL) saiu vencedor com 47,71% dos votos, seguido de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 40,89%. Na sequência, Simonte Tebet (MDB), obteve 6,34% dos votos e Ciro Gomes (PDT), 3,50%. Lula foi vencedor na capital paulista, mas Bolsonaro conseguiu maioria do eleitorado no interior do estado.


Leia também


Últimas notícias