Ignorância

Deputadas vão pedir cassação de bolsonarista por fala racista contra africanos

Duda Salabert (PDT-MG) e Talíria Petrone (Psol) vão acionar Gustavo Gayer (PL-GO) no Conselho de Ética por ter afirmado que africanos não têm “capacidade cognitiva” para terem democracia

Reprodução
Reprodução
Deputado também sugeriu que "povo burro" elegeu Lula e atacou o movimento feminista

São Paulo – A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) afirmou nesta quarta-feira (28) que vai entrar com pedido no Conselho de Ética para cassar o deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO), por uma fala racista contra africanos. Durante entrevista a um podcast nesta semana, Gayer afirmou que os africanos não têm “capacidade cognitiva” para terem democracia. Ele afirmou que o Brasil “está emburrecido” e comparou com o continente africano. Para a deputada, o parlamentar bolsonarista não apenas deveria perder o mandato como também ser preso.

“O Brasil está emburrecido”, afirmou Gayer. O apresentador do podcast comparou então o nível de inteligência de macacos com o dos africanos. “Sabia que tem macaco com QI de 90? O QI na África é de 72. Não dá para a gente esperar alguma coisa da nossa população”. Logo após, o deputado endossou a comparação.

“Aí você pega e dá um título de eleitor para um monte de gente emburrecida. Aí você vai ver na África: quase todos os países são ditaduras. Quase tudo lá é ditadura, a democracia não prospera na África. Por quê? Para você ter democracia, é preciso ter o mínimo de capacidade cognitiva para entender o bom e o ruim, o certo e o errado. Tentaram fazer democracia na África várias vezes, mas o que acontece? Um ditador toma tudo e o povo…”, afirmou o parlamentar, que emendou: “O Brasil está desse jeito. O Lula chegou à presidência e o povo burro: “êeee, picanha, cerveja!”. 

“Inteligência superior”

Outros parlamentares também se manifestaram. A deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) classificou como “racismo científico” a fala de Gayer contra os africanos e a comparação com macacos. Do mesmo modo, ela afirmou que também vai entrar com representação contra o parlamentar no Conselho de Ética. Além disso, disse que também vai acionar o Ministério Público para investigar o caso.

Pelo Twitter, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), que também é historiador, ironizou a “inteligência superior” do parlamentar bolsonarista. Ele citou os séculos de exploração colonial e imperialista para justificar as dificuldades para o desenvolvimento democrático no continente africano. Além disso, citou heróis que lutaram pela independência das nações africanas durante o século 20, como o sulafricano Nelson Mandela (1918-2013) e congolês Patrice Lumumba (1925-1961).

Outro colega de partido, o deputado Glauber Braga (Psol-RJ), vaticinou sobre o destino do deputado bolsonarista. “Anotem aí: o tal do Gustavo Gayer vai perder o mandato”.

Machismo

Além das declarações racistas, Gayer também atacou o movimento feminista durante a entrevista. Para ele, o feminismo é um “câncer”, uma ideologia “perversa” que “fodeu com a sociedade”. “O feminismo é um câncer. Desculpa falar a verdade, mas fodeu com a nossa sociedade. Fodeu. Nenhuma ideologia, talvez somente a ideologia de gênero consiga ser mais perversa que essa, mas o feminismo é uma ideologia que fodeu com a sociedade”, disse o deputado.

“‘Ah, o feminismo defende as mulheres’. Defende porra nenhuma. O feminismo colocou as mulheres contra os homens. O feminismo está incutindo na cabeça da mulher uma perversidade tamanha, que é ‘cuidar da família não é importante, o importante é sua carreira’”, acrescentou.