Depoimentos do caso Bancoop são adiados no Senado

Previstos para esta terça-feira (23) na CPI das ONGs, nova convocação de Vaccari e Blat ainda não tem data definida

O depoimento de João Vaccari Neto, tesoureiro do PT e ex-presidente da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) na CPI das ONGs foi adiado. A presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito atendeu a um pedido de Vaccari relacionado ao fato de seu advogado estar fora do país durante esta semana.

A reunião da CPI que pretendia ouvir ainda o promotor José Carlos Blat, responsável pelo inquérito, foi cancelada. Blat ainda não apresentou denúncia ao Judiciário, mas foi chamado para apresentar suas acusações contra o ex-administrador da Bancoop.

O pedido foi aceito oficialmente pela CPI, mas a nova convocação não foi feita. Assim, não há uma data prevista para os depoimentos. Apenas na próxima reunião da comissão, também sem dia definido, é que será apontado quando ocorre a participação dos envolvidos.

Vaccari é alvo de inquérito – sem que a denúncia seja apresentada – por parte do promotor José Carlos Blat, além de objeto de acusações em reportagens publicadas por jornais e revistas. A convocação foi aprovada na semana passada em uma sessão da qual nenhum governista tomou parte.

A CPI das ONGs é presidida por Heráclito Fortes (DEM-PI) e relatada por Inácio Arruda (PCdoB-CE). Ela foi constituída para investigar convênios firmados entre organizações da sociedade civil e o poder público.