DEM dissolve diretório do Distrito Federal e nomeia senador Marco Maciel para coordenar transição

Secretário de Transportes do DF, Alberto Fraga, conversa com o interventor do diretório do DEM no DF, senador Marco Maciel (Foto: José Cruz/ABr) Brasília – Para evitar um processo de […]

Secretário de Transportes do DF, Alberto Fraga, conversa com o interventor do diretório do DEM no DF, senador Marco Maciel (Foto: José Cruz/ABr)

Brasília – Para evitar um processo de dissolução do partido no Distrito Federal, integrantes do DEM decidiram autodissolver o diretório regional. De acordo com o secretário de Transportes do DF, Alberto Fraga, a autodissolução é uma opção “menos traumática” para a legenda, que já amarga o desgaste provocado pelo suposto esquema de corrupção comandado pelo governador licenciado José Roberto Arruda, preso na Polícia Federal por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O pedido de dissolução foi antecipado pelo presidente em exercício do diretório, Osório Adriano, e aceito pela executiva nacional do partido. “Para que a Executiva Nacional busque uma solução foi que eu pedi a autodissolução antes que outros pedissem a intervenção. É uma solução menos traumática para todos do partido”, disse Adriano.

“Esse pedido foi aceito por unanimidade. A regional do partido vai ser dissolvida sob a coordenação do senador Marco Marciel, que é encarregado de organizar o diretório nacional. Foi uma decisão menos traumática que agradou a todos”, disse o secretário de Transportes do DF.

O partido deve ficar sob coordenação de Marco Marciel no DF por pouco mais de um mês, prevê Fraga. Durante esse período, os filiados do DEM no Distrito Federal podem usar o nome da legenda. O senador Marco Maciel (DEM-PE) vai comandar o processo de formação de um novo comando do partido no DF. Alguns dos dirigentes regionais poderão ser mantidos dentro da nova estrutura do diretório regional.

“Acredito que essa dissolução durará no máximo 30 a 40 dias – tempo no qual terá que ser composto um novo diretório regional. É muito melhor uma coisa nesse sentido que uma intervenção da forma como era a ideia inicial. Salva quem verdadeiramente não tem nenhum envolvimento com os escândalos e há condições de a gente reconstruir esse novo diretório regional”, analisou.

A dissolução ocorre após a saída do partido do governador afastado José Roberto Arruda e o ex-vice-governador Paulo Octávio, que era presidente do diretório regional.
O DEM também decidiu que os filiados terão de deixar cargos que ocupam no governo do Distrito Federal. Fraga disse que deixará o cargo de secretário dos Transportes nos próximos dias. A saída, segundo ele, não ocorrerá de forma imediata porque ele precisa tomar medidas de transição. “Houve a deliberação para que eu deixe o governo, e eu disse que acataria se houvesse deliberação da Executiva. Pedi mais alguns dias para fazer a transição necessária.”

O presidente nacional do DEM, deputado federal Rodrigo Maia (RJ), não fixou prazo que os filiados do partido deixem seus cargos. “Quem não seguir essa diretriz pode ser advertido, suspenso ou expulso. Todos aqueles que tiverem pretensão eleitoral deixarão o governo, com certeza. Os que não têm pretensão talvez pretendam continuar no governo e deixar o partido”, disse Maia.

Fonte: Agência Brasil