Arruda é transferido para sala menor na Superintendência da Polícia Federal

(Foto: Renato Araújo) Brasília – O governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), foi transferido nesta tarde para uma sala menor do que a que vinha ocupando […]

(Foto: Renato Araújo)

Brasília – O governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), foi transferido nesta tarde para uma sala menor do que a que vinha ocupando na Superintendência da Polícia Federal (PF), desde o último dia 11, quando foi preso em caráter preventivo por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A nova sala também fica na superintendência da PF, em Brasília, mas faz parte das dependências do Comando de Operações Táticas (COT), no mesmo complexo policial. Em nota, a PF afirmou que a transferência de Arruda tem como objetivo “a retomada da rotina de trabalho da Diretoria Técnico-Científica, bem como a racionalização da segurança disposta para a custódia” e que a sala tem “padrão compatível com as prerrogativas legais de prisão especial”.

Segundo o assistente de um dos quatro advogados de defesa do governador, Thiago Bouza, a transferência ocorreu sem que a defesa fosse notificada. A sala, de acordo com Bouza, tem cerca de 16 metros quadrados – a anterior tinha, aproximadamente, 40 metros quadrados – um beliche e não possui banheiro ou janelas, apenas uma basculante.

“É uma situação desconfortável e vexatória para o governador. Esta transferência aconteceu sem a anuência dos advogados de defesa, que [se avisados] se manifestariam contrariamente”, afirmou Bouza ao deixar a superintendência.

De acordo com ele, quando Arruda precisa ir ao banheiro vai junto com um dos dois agentes que o acompanham o tempo todo. “As condições são realmente muito ruins. Além disso, o governador tem direito a uma sala de Estado Maior. Esta é uma prerrogativa devido a sua função”, alegou o advogado, para quem o parecer da Procuradoria-Geral da República pela manutenção da prisão do governador “já era esperado”.

Fonte: Agência Brasil