Eleições 2022

Datafolha em SP: Haddad lidera com 29%. Sem França, vai a 35% e venceria no 1º turno

Fernando Haddad (PT) seria eleito governador de SP no primeiro turno se a eleição fosse hoje, sem Márcio França (PSB) na disputa

Reprodução
Reprodução

São Paulo – O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) lidera todos os cenários na disputa pelo governo de São Paulo, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (7). Haddad tem 29% das intenções de voto com a presença do ex-governador Márcio França (PSB) na disputa, que tem 20%. Na simulação sem França, as intenções de voto em Haddad chegam a 35%. Assim, o petista superaria com folga o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), ambos com 11%. O primeiro é apoiado por Bolsonaro e o segundo, pelo ex-governador João Doria.

Por essa sondagem sem Márcio França, a soma dos adversários listados chega a 30% e desse modo o petista poderia vencer no primeiro turno.

Com França na disputa, os adversários somam 42%. Nesse caso, Tarcísio teria 10% e Rodrigo Garcia, 6%. Essa opção traz ainda o ex-prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth (PSD) e o deputado federal Vinicius Poit (Novo) com 2% cada um. O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (PMB) e o metroviário Altino Junior (PSTU) aparecem com 1%.

Esta é a primeira pesquisa Datafolha no estado sem Guilherme Boulos na lista. O pré-candidato do Psol abriu mão da disputa para apoiar Haddad e puxar votos para sua legenda na eleição para a Câmara dos Deputados.

datafolha haddad
Haddad lidera o Datafolha: as listas com Márcio França e sem (Reprodução/UOL)

A pesquisa ouviu 1.806 pessoas com 16 anos ou mais entre 5 e 6 de abril e tem margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SP-03189/2022.

Alianças

Embora ainda faltem seis meses para o primeiro turno da eleição, em 2 de outubro, o resultado da pesquisa Datafolha em São Paulo aponta para uma aliança do campo progressista em torno de Haddad. Isso porque Marcio França tem afirmado que decidirá se abre mão da candidatura mais adiante, a depender das indicações das pesquisas do momento.

Além disso, a presença do ex-governador Geraldo Alckmin, recém-filiado ao PSB, partido de França,, como vice de Lula na chapa presidencial será definida nesta sexta (8). A formalização da pré-candidatura da chapa Lula-Alckmin está prevista para 30 de abril.