eleições 2022

Em encontro sexta-feira, Lula e Alckmin podem fazer anúncio oficial de chapa

O ex-presidente da República e o ex-governador de São Paulo se encontraram nesta quarta e voltam a se reunir na sexta

Arquivo Pessoal/Reprodução
Arquivo Pessoal/Reprodução
Lula e Geraldo Alckmin se encontraram na casa dos advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Martins nesta quarta

São Paulo – As direções nacionais do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do Partido dos Trabalhadores (PT) se reúnem nesta sexta-feira (8), em São Paulo, para discutir a aliança para as eleições presidenciais e podem selar a chapa formada pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. O PSB deve indicar formalmente o ex-tucano para a disputar a eleição com o ainda pré-candidato do PT. Ontem, Lula comentou sobre a reunião. “Eu e o Alckmin podemos estar juntos na chapa. Vou ter uma reunião na sexta-feira em que o PSB vai propor ele, o Alckmin, de vice e isso nós vamos levar para discutir no PT”, disse.

As conversas prosseguem intensas. Segundo a jornalista Bela Megale, de O Globo, Lula e Alckmin se encontraram novamente nesta quarta-feira (6), na casa dos advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Martins, em São Paulo.

Também nesta quarta, o pré-candidato Ciro Gomes (PDT) e seu irmão, senador Cid Gomes (PDT-CE), se reuniram com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em Brasília. Ciro disse que não se vê como um nome da terceira via. “Terceira via é uma expressão preguiçosa de uma certa imprensa, porque na verdade o que se chamou de terceira via no Brasil são as viúvas do Bolsonaro. E eu não tenho nada a ver com isso”, afirmou após o encontro.

O objetivo da reunião, por parte de Ciro, foi a tentativa de ampliar apoios para sua corrida presidencial. O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), do mesmo partido de Pacheco, deve concorrer ao governo de Minas Gerais e o diálogo com ele interessa. “Evidente que se eu pudesse ter o apoio deles, ficaria feliz, mas é preciso dar um tempo para que amadureçam as coisas”, disse Ciro.

Pacheco também se pronunciou após o encontro.  “Apresentei os encaminhamentos dados pela Presidência do Senado no sentido de buscarmos soluções, e o ex-governador Ciro Gomes demonstrou profundo conhecimento dos temas e apontou possíveis caminhos para o desenvolvimento do país”, escreveu no Twiter.

Terceira via

Do lado da “terceira via”, que ainda não vingou, os presidentes do União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania deverão anunciar um nome único, em 18 de maio, para representar esse segmento do espectro político nas eleições para a Presidência da República.

Os cotados como presidenciáveis são a senadora Simone Tebet (MDB) e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB). Mas correm por fora o ex-governador gaúcho Eduardo Leite (também do PSDB, mas que aposta no fiasco do rival paulista) e ainda o ex-juiz Sergio Moro, recém-filiado ao União Brasil e cuja candidatura ao Planalto tem sido combatida dentro da legenda pelo líder ACM Neto, ex-prefeito de Salvador. O União Brasil é o resultado da fusão do DEM, de onde era ACM Neto, e do PSL.

Leia também: