Malas prontas

Ciro não surpreende, destrata apoiadores e vê Caetano lançar ‘#TiraGomes’

Ex-governador do Ceará anunciou “Manifesto à nação”, mas não trouxe novidades. E desrespeitou artistas que o apoiam, como Caetano Veloso e Tico Santa Cruz, mas defendem o voto em Lula no primeiro turno

Reprodução/Youtube
Reprodução/Youtube
Ciro Gomes ao anunciar seu “Manifesto à nação” nesta segunda-feira em São Paulo: sem novidades

São Paulo – No anunciado “Manifesto à Nação”, que fez na manhã desta segunda-feira  (26), em São Paulo, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) reafirmou sua candidatura, voltou a atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e se disse vítima de “uma gigantesca e virulenta campanha, nacional e internacional, para retirada da minha candidatura”. O tom agressivo de Ciro em relação a Lula dificulta um apoio em um eventual segundo turno, a exemplo do que já ocorreu em 2018. Na ocasião, Ciro omitiu-se de se posicionar em relação ao embate entre Bolsonaro e Haddad, e preferiu viajar para Paris.

O ex-governador do Ceará acusou as “máquinas poderosas do lulismo e do bolsonarismo” e disse que sua candidatura “está de pé para defender o Brasil em qualquer circunstância”. “E meu nome continua posto, como firme e legítima opção, para livrar nosso país de um presente covarde e de futuro amedrontador”, afirmou.  “Não fugirei do verdadeiro embate democrático e não compactuarei com esta farsa”, acrescentou.

Com influenciadores e artistas, Lula procura voto de indecisos por 1° turno

Por sua vez, o compositor Caetano Veloso – que já havia manifestado que vai votar em Lula – voltou a entrar na disputa pelo voto útil no petista e divulgou novo vídeo, desta vez para “tirar” votos de Ciro. Nele, diz que o ex-governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola, fundador do PDT, afirmava que “artista não dá voto. Mas tira. Então…”. No vídeo, a fala de Caetano termina com a mensagem #tiragomes.

Chamou a atenção no pronunciamento de Ciro Gomes a ausência do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi no pronunciamento do ex-governador do Ceará. O dirigente justificou dizendo que está trabalhando nas campanhas. “Alguém tem que trabalhar. Reta final, 27 Estados pra cuidar”, respondeu Lupi ao ser questionado sobre sua ausência na leitura do “manifesto à nação”, segundo o jornal Valor Econômico.

Na semana passada, em carta aberta, intelectuais e líderes políticos latino-americanos pedirem a Ciro que desistisse de sua candidatura para apoiar Lula. No texto, os líderes justificaram o pedido em nome da democracia e do risco representado por Jair Bolsonaro (PL) à democracia. Ciro Gomes ignorou o pedido.

Confira o novo vídeo de Caetano