Reta final

Com influenciadores e artistas, Lula procura voto útil e de indecisos por 1° turno

Estratégia é “conversar com as milhões de pessoas que ainda não se decidiram” para conquistar votos de indecisos e também o chamado voto útil

Márcio Menasce / Divulgação
Márcio Menasce / Divulgação
"Mega reunião", realizada em hotel no centro do RJ, foi promovida por Lula e pelo candidato ao governo Marcelo Freixo

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entra na última semana de campanha antes do primeiro turno anunciando que nos próximos dias a ideia é “conversar com as milhões de pessoas que ainda não se decidiram”, conforme publicou no Twitter. A estratégia de Lula de conquistar votos de indecisos e também o chamado voto útil foi potencializada pelo encontro e apoio de influenciadores, artistas e comunicadores, ontem (25). A “mega reunião” foi promovida por Lula e pelo candidato ao governo do Rio Marcelo Freixo (PSB).

“O que está faltando no Brasil não é polícia, é o estado presente na comunidade. Com educação, lazer, cultura, água tratada e esgoto ia ter menos bala perdida nas comunidades”, disse o ex-presidente. “Temos que cuidar do povo e aqui o Freixo é o meu parceiro para fazer o Rio voltar a ser grande de novo”, afirmou.

“Reunimos gente aqui que dialoga com muita gente, e que não fala somente de um único lugar. Temos pessoas que nunca votaram no Lula, gente que vai votar pela primeira vez agora”, disse Freixo. “A gente sempre soube que as campanhas acontecem nas ruas, e agora estão nas redes sociais também.”

O evento foi realizado em um hotel no centro do Rio de Janeiro,  com a presença do youtuber Felipe Neto, do apresentador Fábio Porchat e do cantor Tico Santa Cruz, entre dezenas de outras personalidades, entre as quais a ex-presidente Dilma Rousseff. Jéssica Ellen, Danilo Ferreira, Fabrício Boliveira, Gregório Duvivier e Valentina Bandeira estavam no encontro.

“É hora de vencer o ódio”

Com Felipe Neto (Foto: Ricardo Stuckert)

Pelo Instagram, Felipe Neto publicou uma série de declarações para comentar o apoio a Lula e desmentir acusações bolsonaristas. “É hora de vencer o ódio! É hora do amor superar tudo! Lula 13 no primeiro turno!!!”, escreveu Felipe. “Vamos juntos, Felipe Neto! Feliz com nosso encontro, seu apoio e confiança. Um abraço!”, respondeu o candidato petista ao Planalto.

Nas redes sociais, Felipe tem contra-atacado postagens bolsonaristas que resgatam vídeos antigos em que ele criticava Lula e o PT. Em uma dessas respostas, o youtuber diz que até 2017 “odiava o Lula” e nunca escondeu isso. “Mudei de ideia e de opinião quando eu passei a estudar o que tinha acontecido na Operação Lava Jato, por que o Lula tinha sido preso e por que o golpe tinha acontecido na Dilma”, afirmou Felipe.

Após as pesquisas publicadas na semana passada indicarem que a possibilidade de Lula vencer no primeiro turno cresceu, o petista intensificou a busca por indecisos e eleitores de Ciro Gomes (PDT) e mesmo de Simone Tebet (MDB). Caetano Veloso, além do cantor Tico Santa Cruz e os humoristas Gregorio Duvivier e Fabio Porchat, estão entre os eleitores que historicamente votariam em Ciro, mas optam por Lula em 2022.

Ainda em julho, em apresentação no Festival de Inverno de Garanhuns (PE), a cantora Vanessa da Mata adiantou que desistia de apoiar o candidato do PDT e declarou apoio a Lula. “Eu ia votar no Ciro, mas vou votar no povo. O povo tá pedindo Lula, eu voto no Lula”, disse Vanessa no show.

Lula e Alckmin com artistas em São Paulo

Nesta segunda-feira (26), a partir das 17h, Lula e o vice, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, se reunirão com artistas, intelectuais, lideranças partidárias e movimentos sociais no auditório Celso Furtado, no Anhembi, em São Paulo.