Perspectivas

Lula eleito no primeiro turno e Tebet passa Ciro, indicam pesquisas do PT e do MDB

Levantamentos internos das campanhas dos dois candidatos indicam que Ciro perde votos para Lula nos dias que antecedem as eleições

Montagem:Simone Tebet: Reprodução/Senado/ Lula: Ricardo Stuckert
Montagem:Simone Tebet: Reprodução/Senado/ Lula: Ricardo Stuckert
Simone Tebet se saiu melhor do que Ciro em dois debates, e foi mais crítica a Bolsonaro

São Paulo – Pesquisas realizadas pelas campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB) indicam que o petista deverá ser eleito no primeiro turno, disputado no próximo domingo (2). E que a senadora ficará em terceiro lugar, à frente de Ciro Gomes (PDT). Essas pesquisas eleitorais realizadas diariamente pelos partidos (trackings) ouvem um contingente menor do que as convencionais.

Há na campanha de Lula a expectativa de que as pessoas acreditem que a eleição está definida e apressem o final da disputa para o primeiro turno, votando no ex-presidente ou Bolsonaro já agora. Mas Lula está a poucos pontos de vencer. E se as migrações de votos captadas nas sondagens se confirmarem, a eleição presidencial pode ser resolvida no domingo.

Conforme a coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo, a impossibilidade de mudar o rumo das intenções de voto neste momento é reconhecida até mesmo pelos mais aguerridos defensores de Simone Tebet. Mesmo que haja um fato novo.

A percepção de migração de votos também aparece nos trackings diários da campanha de Lula. Em especial entre as mulheres que se declaravam indecisas. Todas elas têm em comum o fato de declararem católicas.

Lula no primeiro turno é tendência nas demais pesquisas

Segundo os levantamentos, muitos entre os pesquisados declaram ter perdido algum parente para a covid-19. E por isso rejeitam Bolsonaro. Pesa contra o candidato à reeleição a maneira como se comportou durante a pandemia, chegando a imitar um doente com falta de ar, conforme exibido em vídeos e materiais da campanha petista no horário eleitoral.

Os trackings das campanhas refletem de certa forma o movimento apontado pelas pesquisas. Segundo as do Ipec divulgados nos dias 19 e 26, Lula passou de 47% para 48%, enquanto Ciro foi de 7% para 6% e Tebet manteve 5% . O Datafolha dos dias 15 e 22 indicaram Lula subindo dois pontos, chegando a 47%, enquanto Ciro desceu um ponto, marcando 7%. Tebet continuou com 5%.

Em resumo, Lula cresceu quatro pontos desde 5 de setembro, enquanto Ciro foi de 8% para 6%, segundo a Ipec. E Tebet, de 4% para 5%. Já no Datafolha, entre 1º e 22 de setembro, Lula subiu de 45% para 47%, Ciro caiu de 9% para 6% e Tebet manteve 5%.

Em sua coluna no portal UOL, Leonardo Sakamoto destacou que o “discurso lulista de que é preciso acabar com a eleição no primeiro turno para impedir que Jair Bolsonaro (PL) esfacele o país em outubro e/ou questione o resultado da eleição, ao que tudo indica, tem mais potencial que o discurso cirista de que tal ação representa um “fascismo de esquerda”.

Ele observa que Tebet teve melhor desempenho tanto no debate realizado na Bandeirantes quanto no do SBT, principalmente no enfrentamento direto a Bolsonaro. “Enquanto isso, Ciro vem sendo acusado de contemporizar com o presidente, entre cochichos e amenidades.”