Eleições 2022

Ciro Gomes anuncia nome de sua vice no último dia para definição de chapa

Vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos foi confirmada como candidata a vice durante reunião da Executiva do PDT, nesta sexta (5), em Brasília

Instagram/Reprodução
Instagram/Reprodução
Advogada, professora, mestra em Administração, Ana Paula Matos iniciou sua trajetória na gestão municipal em 2013. E, há dois anos, foi eleita vice-prefeita de Salvador na chapa com Bruno Reis (DEM)

São Paulo  – O PDT anunciou nesta sexta-feira (5) a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, como candidata a vice na chapa de Ciro Gomes, que disputa a Presidência da República pelo partido nas eleições deste ano. Advogada, professora e mestra em Administração, Ana Paula iniciou sua trajetória na gestão municipal em 2013. Há dois anos, foi eleita vice-prefeita da capital baiana, em chapa com Bruno Reis (DEM). 

O nome de Ana Paula foi anunciado durante reunião da executiva da legenda, na manhã desta sexta, na sede do PDT, em Brasília. A definição acontece também no último dia previsto para que os partidos políticos e federações partidárias realizem convenções e escolham seus candidatos para disputar o pleito, em outubro. O anúncio às vésperas do prazo final repete a mesma fórmula adotada em 2018 por Ciro Gomes. Naquele ano, o pedetista também anunciou uma mulher do próprio partido no último dia das convenções, a senadora Kátia Abreu, atualmente no PP. 

Em terceiro lugar na disputa pelo Palácio do Planalto, segundo as pesquisas eleitorais, o ex-governador do Ceará já concorreu para o cargo em 1998, 2002 e 2018. E pela terceira vez concorrerá com uma chapa formada apenas por pessoas do mesmo partido. Antes de decidir pelo nome de Ana Paula, o pedetista tentou apoio de outros partidos, como União Brasil e PSD, para compor sua chapa, mas não obteve sucesso. A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) era vista como a “vice dos sonhos”, pela campanha de Ciro Gomes. 

Leia mais: Lula mantém liderança mesmo com melhora de avaliação do governo Bolsonaro

Sem coligação 

Pelo menos outros sete nomes foram sondados para a vaga até a última quarta (4), quando o pedetista confirmou à imprensa que não conseguiria formar uma coligação com outra sigla. A escolha pela vice-prefeita de Salvador era, contudo, defendida também por uma ala do partido por ela ser a única mulher negra cotada para a vaga, segundo informações do jornal O Globo. 

A avaliação dos correligionários de Ciro Gomes é que Ana Paula traria mais representatividade à chapa. Além de poder abrir um canal de diálogo com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), confirmado candidato ao governo da Bahia e que vem se mantendo equidistante dos presidenciáveis. ACM Neto também foi um dos principais cabos eleitores do atual prefeito, na chapa formada com Ana Paula.

“Excelente! É mulher, negra, nordestina, guerreira e extremamente preparada”, destacou o deputado federal André Figueiredo, vice-presidente do PDT, sobre a escolha da vice-prefeita para chapa com Ciro Gomes. 

Confira a íntegra da nota divulgada pelo PDT

PDT anuncia Ana Paula Matos como candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes

Em coletiva na tarde desta sexta-feira, dia 05/08, em Brasília, Ciro Gomes apresenta a vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos (PDT), como sua companheira de chapa na corrida presidencial. Com grande experiência na gestão pública, ela contribuirá com a coordenação do plano de governo e terá papel fundamental na defesa do Projeto Nacional de Desenvolvimento.

Advogada, professora, pós-graduada em finanças e com mestrado em administração, Ana Paula, 44 anos, é servidora concursada da Petrobras. Iniciou a trajetória na gestão municipal como diretora geral de Educação, em 2013. Na sequência, Ana Paula foi chefe de gabinete da vice-prefeitura, presidente do instituto de previdência municipal, secretária das Prefeituras-Bairro, secretária de Promoção Social e combate à pobreza, e secretária de Governo de Salvador. Em 2020 foi eleita vice-prefeita de Salvador em chapa com Bruno Reis (DEM).

Ana Paula, nascida em Salvador, tem atuação forte na área social e de combate à pobreza, compreendendo a importância da luta para acabar com a miséria no Brasil. Negra, tem lutado contra o racismo e defendido políticas afirmativas. Eleita, será a primeira mulher negra à ocupar o cargo no Brasil.