Jogo aberto

Datafolha na Bahia: vantagem de ACM Neto para Jerônimo cai 21 pontos em um mês

ACM tem 48% e apresenta movimento de queda. Mas Jerônimo, em alta, chega a 31%. Diferença cai de 38 para 17 pontos em menos de um mês

Fotos: Divulgação UB e PT
Fotos: Divulgação UB e PT
Levados em conta apenas os votos válidos, o petista teria 54,5% contra 45,5% do ex-prefeito de Salvador ACM Neto

São Paulo – A “boca do jacaré” está se fechando na eleição para o governo da Bahia, aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (21). Segundo o instituto, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) segue na liderança, mas a vantagem para o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, diminuiu. Desse modo, a diferença que era de 38 pontos percentuais no final de agosto agora está em 17 pontos.

O termo “boca de jacaré” é usado nas pesquisas para ilustrar o desenho formado por um gráfico. Quando o candidato que está na frente apresenta tendência de queda de um levantamento para outro, e seu perseguidor, de alta, a “boca” faz movimento de fechar. No caso da eleição para o governo da Bahia, ACM tinha 54% em menos de um mês, passou para 49%, na pesquisa anterior, em 15 de setembro, e agora está com 48%. Enquanto isso, Jerônimo, que estava com 16%, passou para 28% há seis dias e hoje aparece com 31%.

Com quem andas

Isso ocorre porque Jerônimo, pouco conhecido no início da campanha, passou a ser identificado como candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também do ex-governador Rui Costa. Ou seja, tem o apoio de Lula – que tem mais de 60% das preferências do eleitorado na Bahia, também segundo o Datafolha. E também de Rui, cujo governo tem avaliação ótimo/bom de quase metade dos eleitores do estado (48%) e baixíssima reprovação (17%).

Já ACM Neto tem o tradicional peso da família que comandou a política no estado desde os anos 1960. Mas acabou derrotada pelo PT desde 2006, em quatro eleições sucessivas, primeiro com Jaques Wagner, depois com Rui Costa. Além disso, apesar da gestão bem avaliada na prefeitura de Salvador, ACM Neto tem seu nome desvinculado dos principais postulantes na disputa nacional. De um lado, tenta manter distância de Jair Bolsonaro – cujo candidato na Bahia, João Roma (PL) está com 8% (tinha 9% na pesquisa anterior). De outro, sua campanha não tem como bater de frente com Lula. Até mesmo entre os que dizem votar em ACM Neto 41% aprovam o governo do PT no estado.

Marcelo Millet (PCO) teve 1%, enquanto Kleber Rosa (Psol) e Giovani Damico (PCB) não pontuaram. Os votos em branco e nulos somaram 6%, mesmos percentual dos que souberam responder. A pesquisa Datafolha para o governo da Bahia ouviu 1.526 eleitores segunda-feira e hoje (19 a 21). Foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-07738/2022 e BR-09822/2022. A margem de erro do levantamento, encomendado pela Rádio Metrópole, é 3 pontos percentuais.

Segundo turno

Na avaliação do segundo turno, o Datafolha traz o candidato do União Brasil com 58%. Em menos de um mês, eram 68% e na semana passada, 60%. O candidato do PT começou com 23%, passou a 33% no último dia 15 e agora tem 35%.

Senado

A pesquisa Datafolha traz o senador e candidato à reeleição Otto Alencar (PSD) com 41%, 2 pontos acima da da sondagem anterior. O deputado federal Cacá Leão (PP) vem em segundo, com 19% (antes teve 16%). A bolsonarista Raíssa Soares (PL) está com 7%, seguida por Cícero Araújo (PCO), com 3%, Tâmara Azevedo (Psol) e Marcelo Barreto Luz para Todos (PMN), ambos com 3%. 


Leia também


Últimas notícias