Faltam 3 dias

Lula passa de 50% dos votos válidos e fica perto de vencer no primeiro turno, diz Datafolha

Ex-presidente fica estável em movimento de alta, mas soma dos adversários, em votos válidos, oscila para baixo. Debate de hoje pode ser decisivo

Reprodução
Reprodução
Eleição pode ser decidida ou não no primeiro turno por pequenos detalhes

São Paulo – Nova pesquisa Datafolha desta quinta-feira (29) traz ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com percentual para vencer no primeiro turno pela primeira vez acima da margem de erro. Lula se aproxima de 51% dos votos válidos (desconsiderados brancos e nulos e nenhum), enquanto a soma dos adversários que pontuam chega a 49%.

Bolsonaro manteve os mesmos 36% de votos válidos. Simone Tebet, por sua vez, aparece com 5% e Ciro Gomes, com 6%.

A pesquisa, contratada por Folha de S.Paulo e Globo não informa casas decimais referentes à pontuação de cada candidato. Possivelmente nelas está a explicação para a soma de Lula e dos adversários não resultar em 100%, mesmo a dos votos válidos.

No levantamento do último dia 22, Lula tinha 47% dos votos totais (incluídos os brancos e nulos e indecisos), subindo 1 ponto. Os demais candidatos que pontuavam eram Jair Bolsonaro (PL), com 33% (também subiu 1), Ciro Gomes (PDT) 7% (perdeu 1), Simone Tebet (MDB) 5% e Soraya Thronicke (UB) 1%. Considerados apenas os votos válidos, Lula tinha 50,5%, e a soma dos demais chegava a 49,5%.

Em eventual segundo turno, Lula vence por 54% a 39%.

Percentual de cada um em relação ao total:

  • Lula (PT): 48% (47% em 15 de setembro)
  • Jair Bolsonaro (PL): 34% (33%)
  • Ciro Gomes (PDT): 6% (7%)
  • Simone Tebet (MDB): 5 (5%)
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (1%)
  • Felipe d’Avila (NOVO): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Sofia Manzano (PCB):0% (0% na pesquisa anterior)
  • Vera (PSTU): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Léo Péricles (UP): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Constituinte Eymael (DC): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Padre Kelmon (PTB): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Em branco/nulo/nenhum: 3% (4% na pesquisa anterior)
  • Não sabe: 2% (2% na pesquisa anterior)

A nova pesquisa Datafolha tem registro BR-09479/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos. O instituto fez 6.800 entrevistas presenciais realizadas entre ontem e hoje.

O resultado ratifica tendência de alta de Lula apresentadas por diversos institutos de pesquisa, como Ipespe, Ipec, Genial/Quaest, Exame/Ideia e PoderData, divulgadas ao longo na semana. Todas as sondagens refletem, portanto, pelo menos dois movimentos opostos em relação às duas principais candidaturas.

De um lado, a campanha de Lula acumulou uma série de fatos positivos. Entre eles, a grande adesão de artistas, comunidade científica, personalidades do esporte, empresários, ex-ministros do STF. Todos pedindo votos para o candidato da coligação Brasil da Esperança com objetivo de decidir a eleição em primeiro turno.

Por outro lado, Bolsonaro não esteve associado a nenhum fato positivo, e vem sendo alvo de críticas tanto internamente quanto no cenário internacional. Assim, sua campanha estagnou.

Como pouquíssimos pontos podem sacramentar a dianteira de Lula para vencer, ou não, no primeiro turno, ele e Bolsonaro chegam ao debate de hoje na Globo com a missão de não errar, ou de errar pouco. A RBA vai acompanhar.