Tira-teima

Segundo turno em São Paulo: Tarcísio tem 50% e Haddad 40%, diz Datafolha

Segundo a pesquisa, 88% dos eleitores dizem já ter decidido o voto do segundo turno no estado

Alan Santos/P{R e Ricardo Stuckert
Alan Santos/P{R e Ricardo Stuckert

São Paulo – Na primeira pesquisa Datafolha para o segundo turno das eleições em São Paulo, o candidato bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com 50% das intenções de voto para governador. Ele está à frente de Fernando Haddad (PT), apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem 40%. Em votos válidos (descontados nulos e em branco), seriam 55% a 45%.

No primeiro turno, Tarcísio teve 43,3% dos votos válidos e Haddad, 35,7%. No estado, Bolsonaro ficou com 47,7%, e Lula com 40,9%.

Segundo o Datafolha, 88% dos entrevistados disseram estar com o voto decidido, mas 12% dizem que ainda podem mudar. Entre eleitores de Tarcísio, 10% dizem que ainda podem mudar e entre os de Haddad, 12%. A média dos não decididos, porém, 67%, afirma que migraria para nulo ou branco.

Passado o primeiro turno, a candidatura de Tarcísio recebeu apoio imediato de governador Rodrigo Garcia, que ficou em terceiro e levou o PSDB a uma derrota histórica, após quase três décadas de governos tucanos no estado. O indicado por Bolsonaro recebeu também a adesão de outro candidato derrotado, Vinicius Poit (Novo), além dos partidos PP, MDB (parcialmente), União Brasil e Podemos.

Por sua vez, PDT e Solidariedade declararam apoio à campanha de Fernando Hadadd.

Contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, a nova pesquisa Datafolha ouviu 1.806 pessoas, de quarta-feira (5) até hoje, em 74 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-09303/2022.