Por um fio

Datafolha e Ipec: Lula acima de 50% dos votos válidos fica perto de levar no 1º turno

Os dois institutos apontam Lula à frente da soma dos adversários a poucos pontos de vencer no primeiro turno. O resto é com as urnas

Reprodução/TV Bandeirantes
Reprodução/TV Bandeirantes
Eleitores de Ciro e de Simone devem decidir de eleição se decide neste domingo

São Paulo – Nova pesquisa Datafolha desta quinta-feira (29) traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os mesmos 50% dos votos válidos de dois dias atrás. Jair Bolsonaro (PL) também repete 36% das intenções de votos, descontados brancos e nulos e os votos não declarados na pesquisa. Os números preservam as tendências das últimas pesquisas, em que Lula segue sólido na liderança, com chance de vencer no primeiro turno. Enquanto Bolsonaro não consegue reduzir a diferença em sua rejeição.

Ao mesmo tempo, as intenções de voto em Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) estão mais para cair do que para subir. Ou seja, basta uma pequena migração de votos de ambos para que o primeiro turno baste ou não para decidir a eleição presidencial.

Já na pesquisa Ipec Lula aparece com 51% do votos válidos, ante 37% de Bolsonaro. As duas pesquisas foram feitas presencialmente, mas o Datafolha entrevistou quase 13 mil eleitores e o Ipec, 3 mil. Apesar da diferença de amostragem, as metodologias são semelhantes e os resultados se diferenciam pelas casas decimais dos percentuais alcançados por cada candidato, que ambos os institutos não informam.

Desse modo, como se vê na lista abaixo, a soma das intenções de voto dos adversários de Lula está em 48%. No caso da pesquisa Ipec, na lista mais abaixo, a soma está em 47%.

Ou seja, apesar da indefinição dos números, eles estão mais favoráveis a Lula, segundo as duas pesquisas. Mas só as urnas, neste domingo, darão a palavra final.

Os números do Datafolha

  • Lula (PT): 50% (tinha 50% no levantamento anterior do Datafolha, de 29 de setembro)
  • Jair Bolsonaro (PL): 36% (tinha 36%)
  • Simone Tebet (MDB): 6% (tinha 5%)
  • Ciro Gomes (PDT): 5% (tinha 6%)
  • Soraya Thronicke (UB): 1% (tinha 1%)

A pesquisa Datafolha ouviu 12.800, tem o registro BR-00245/2022 no TSE e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou menos.

Os números do Ipec

  • Lula (PT): 51% (tinha 52% no levantamento anterior do Ipec, de 27 de setembro)
  • Jair Bolsonaro (PL): 37% (tinha 34%)
  • Ciro Gomes (PDT): 5% (tinha 6%)
  • Simone Tebet (MDB): 5% (tinha 5%)
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (tinha 1%)
  • Felipe d’Avila (Novo): 1% (tinha 1%)

Foram entrevistadas 3008 pessoas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 183 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00999/2022.