Movimento

Artistas fazem campanha por ‘virada’ de voto para Lula no primeiro turno

Mais de 50 personalidades gravaram vídeo para defender eleição do petista sem necessidade de segunda votação. “Vira o voto hoje, pense no amanhã”, diz a letra

Reprodução YouTube
Reprodução YouTube
Artistas gravam vídeo por definição já no primeiro turno. Para analistas, isso reduziria chances de o atual presidente contestar resultados

São Paulo – Vários artistas e profissionais da música, cinema e TV participaram da gravação de um vídeo pela “virada” de voto em favor do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições presidenciais, em 2 de outubro. A iniciativa se soma a outros movimentos pelo chamado “voto útil”, para tentar definir a eleição ainda no primeiro turno, sem necessidade de nova rodada no dia 30.

As pesquisas mais recentes de intenção de voto têm mostrado possibilidade de a disputa pela Presidência da República ser definida no primeiro turno. Nesta quarta-feira (21), por exemplo, levantamento Genial/Quaest mostra Lula com 44%, aumentando para 10 pontos percentuais a dianteira sobre Jair Bolsonaro (PL). Um dia antes, o Ipec apontou o petista com 47%. Já pelo Datafolha, que divulgou pesquisa na semana passada, o ex-presidente tem 45%.

Mais de 50 pessoas aparecem no vídeo, de aproximadamente dois minutos. Entre elas, Arnaldo Antunes, Caco Ciocler, Caetano Veloso, Casagrande, Chico César, Cissa Guimarães, Cláudia Abreu, Dado Villa-Lobos, Daniela Mercury, Denise Fraga, Drica Moraes, Evandro Mesquita, Gal Costa, Mart´nália, Nando Reis e Silvero Pereira.

Contestação do resultado

“Vira vira voto, vira vira vira/ Vira vira voto, vira vira vira/ Vira o voto da Maria, o voto do João/ Vira o voto do colega, o voto do patrão/ Vira o voto do padeiro, do advogado/ Vira o voto do seu crush, do seu namorado/ Vira o voto do vizinho, o voto da família/ Tem pai virando voto por causa da filha/ Vira o voto do WhatsApp, Face e Instagram/ Vira o voto hoje, pense no amanhã”, diz a letra. No final, a canção afirma que “cada vira voto é coragem, resistência e esperança”.

Para alguns analistas, a definição já no primeiro turno reduziria a chance de o atual presidente tentar alguma medida de contestação do resultado. Isso porque a eleição se definiria juntamente com a escolha de deputados e senadores – e também pelo menos parte dos governadores. A campanha não fala em nomes. Mas se dirige principalmente aos eleitores do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado nas pesquisas, mas distante dos dois primeiros.

Assista ao vídeo


Confira também

Hino ao Inominável resume gestão do “pior dos piores”

Trinta artistas se reuniram para lançar, no último sábado, no YouTube, o vídeo Hino ao Inominável, com letra de Carlos Rennó e música de Chico Brown e Pedro Luís. “Feito pra lembrar, pra sempre, esses anos sob a gestão do mais tosco dos toscos, o mais perverso dos perversos, o mais baixo dos baixos, o pior dos piores mandatários da nossa história”, diz a produção. O clipe de 13 minutos faz um balanço completo da era do inominável. Assista: