Perfil

Lula tem vantagem ampla no Nordeste e entre os jovens. Bolsonaro ganha entre mais ricos

Ex-presidente mantém dianteira nas regiões onde está a maior parte do eleitorado e também entre os que têm menor renda

TSE
TSE

São Paulo – A pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) apresentou cenário estável em relação à anterior, há um mês. A diferença entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual, Jair Bolsonaro (PL), oscilou dentro da margem de erro, segundo o Datafolha. O petista tem 47% e seu adversário, 28%. As principais diferenças aparecem nas regiões e em faixas do eleitorado.

Na região Nordeste, por exemplo, segunda do país em números de eleitores (27%), Lula tem vantagem folgada: 58%, ante 19% de Bolsonaro. No Sudeste, maior colégio eleitoral (com 42% dos votantes), o petista vence por 43% a 29%. O melhor desempenho do presidente é no Centro-Oeste: lidera com 40%, mas a região tem o menor número de eleitores do Brasil, 7,5%.

Além do Nordeste, onde a aprovação do ex-presidente é tradicionalmente maior, a vantagem do petista nos maiores colégios eleitorais representa uma virada em relação ao desempenho do PT em 2018. Bolsonaro venceu com folga em estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Mas o fato de hoje Lula estar na frente em todos esses colégios – como demonstram pesquisas recentes –, até mesmo no Distrito Federal também bolsonarista há quatro anos, amplia a chance de vitória no primeiro turno.

Saiba mais sobre as pesquisas mais recentes aqui

O Datafolha aponta Lula também na dianteira entre os eleitores mais jovens, com 54% a 24%, e também entre o de menor renda (até dois salários mínimos): 56% a 22%, mesmo resultado no grupo de menor escolaridade.

Já Bolsonaro melhora seu desempenho entre os mais ricos (acima de 10 salários mínimos), com 47%. E vai a 43% entre os empresários. No grupo dos evangélicos, ele tem 40%, ante 35% de Lula.

No eleitorado masculino, o atual presidente soma 36% (tinha 32% em maio), ante 44% de Lula. Mas cai para 21% entre as mulheres, diz a pesquisa.


Leia também


Últimas notícias