Legislativo

Congresso vive contradições em processo de votação das MPs do ajuste

Vários deputados e senadores se posicionam contrários à votação, mesmo na base aliada, enquanto na oposição líderes demonstram dúvidas sobre quais integrantes das suas bancadas votam com o governo

Romério Cunha / VPR

Temer: reforço para a votação na Câmara, com café da manhã com líderes para discutir a estratégia de votação

Brasília – O Congresso Nacional está enfrentando hoje (13) mais um embate na votação das matérias do ajuste fiscal do governo. Desta vez, nas duas casas. Na Câmara dos Deputados, o foco é a votação da Medida Provisória (MP) 664, que altera as regras para pensão por morte e auxílio doença. No Senado, tranca a pauta do plenário desde a noite de ontem a MP 665 – aprovada pela Câmara por uma diferença pequena de votos na última semana –, que dispõe sobre mudanças nas regras para seguro-desemprego e abono salarial.

O jogo é disputado e contraditório. Vários deputados e senadores continuam se posicionando contrários à votação, mesmo integrando a base aliada. Enquanto por parte da oposição, líderes de legendas como o DEM e o PSDB demonstraram ter dúvidas sobre quais integrantes das suas bancadas votam com o governo nestas matérias.

O reforço para a votação na Câmara partiu do vice-presidente, Michel Temer, que no início da manhã promoveu café com líderes para discutir a estratégia a ser usada durante a votação e pedir o reforço de todas as bancadas. Temer considerou o encontro positivo e disse esperar, desta vez, adesão maior por parte da base aliada e inclusive, pelos deputados da oposição que votaram favoráveis à MP 665.

Mas o vice-presidente desconversou sobre o assunto do dia, que são informações de bastidores segundo as quais, além da manutenção do posicionamento do PDT de votar outra vez contra o governo, também o PP deverá contar com um maior número de votos contrários à matéria. As duas legendas realizaram encontros reservados com as bancadas para discutir o tema no final da manhã e o PDT foi o único partido que não enviou representantes ao café da manhã com Temer.

‘Votação melhor’

Há pouco, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), salientou que durante o encontro foi avaliada a possibilidade de votos por cada bancada. Os cálculos feitos, segundo ele, preveem um quadro tido como favorável. “Pelas manifestações dos lideres do PT, do PMDB e dos demais partidos, acredito que vamos ter uma votação bem melhor do que a que ocorreu com a MP 665”, destacou.

Guimarães acrescentou que estão sendo negociados pontos referentes a emendas a serem apresentadas à MP, como forma de evitar que a aprovação de tais textos desvirtue o teor do relatório do relator, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP). Uma destas emendas foi apresentada pelo PR e trata do auxílio doença nas pequenas e médias empresas.

Conforme contou o líder, um acordo firmado esta manhã permitiu fazer com que, em relação a esta emenda do PP, o prazo de 30 dias para concessão do benefício fosse reduzido para 20 dias. Pelo que ficou negociado, o governo acatará a emenda e apoiará sua aprovação, mas ela não será incluída mais no texto da MP 664, mas MP 670, que se encontra em tramitação – e não trata do ajuste fiscal.

O líder do governo na Câmara também deixou claro que outra emenda, referente ao fator previdenciário, não será incluída no texto da MP, reforçando o anúncio feito por vários ministros da área econômica nos últimos dias de que o assunto será discutido, primeiro, por um fórum multissetorial – criado no dia 1º de maio com representantes de centrais sindicais, Executivo e Congresso Nacional.

Presença de ministros

Estão reforçando as negociações com os parlamentares, ao longo do dia, vários ministros que deverão acompanhar as votações na Câmara e no Senado, logo mais. No café da manhã promovido por Temer, destacaram-se as presenças dos ministros Carlos Gabas (Previdência), Nelson Barbosa (Planejamento), Aloizio Mercadante (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Comunicações) e Eliseu Padilha (Aviação Civil).

No final da manhã, foi a vez do titular da Secretaria de Comunicação, ministro Edinho Silva, falar sobre o assunto durante audiência pública. Edinho minimizou qualquer problema em relação às duas votações e disse que o diálogo entre Executivo e Congresso “tem sido constante” e acredita na aprovação das medidas. Reiterou, ainda, a importância do pacote de ajuste fiscal ser aprovado. “O ajuste econômico é importante para que o Brasil retome o mais rápido possível o crescimento da nossa economia de forma sustentável”, acentuou.

‘Debate duro’

No Senado, apesar da expectativa de que a votação da MP 665 venha a ser mais tranquila nesta Casa do que foi na Câmara, vários senadores já manifestaram a intenção de apresentar emendas ao texto. Um deles, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), disse hoje que “o debate será duro”.  “A MP subtrai direitos trabalhistas e sociais do cidadão e eu mesmo tentarei apresentar emendas para melhorar o texto ou deixá-lo menos pior”, acentuou.

O senador Paulo Paim (PT-RS), que ameaçou até sair do partido no início do ano por conta do teor do texto e se posicionou contra o teor da medida provisória, afirmou que o momento é difícil “para os parlamentares que têm uma história construída dentro do PT”.

Paim ressaltou que vai apresentar sugestões de mudanças a serem feitas no texto. De acordo com ele, o espírito é de busca de diálogo e entendimento durante a votação, mas ao mesmo tempo, reforçou: “Se não houver alteração, minha posição é votar contra. Eu vou ficar com as causas que eu sempre devotei, com a minha consciência e com a minha coerência”.

Desde o início da manhã, várias pessoas chegaram ao Congresso para acompanhar de perto a votação das duas MPs. Na Câmara, um grupo de idosos com cartazes conversou com deputados sobre o que chamou de “perigo das medidas para os aposentados e idosos”. “Nossa vida já é sacrificada para vermos esse povo que está aí por nosso voto (os deputados) topar mexer ainda mais no seguro saúde e no seguro desemprego”, acentuou Neusa Lopes, professora aposentada que foi ao local num ônibus levado por integrantes da Força Sindical. Ela mora em Brazlândia, região administrativa do Distrito Federal.

Leia também

Últimas notícias