Queda

Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, morre em acidente aéreo

Segundo jornais, ele dirigia helicóptero em que havia mais três pessoas e que caiu em um lago na região central do país

Governo do Chile
Governo do Chile

São Paulo – O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, 74 anos, morreu nesta terça-feira (6), após helicóptero em que estava cair em um lago. As informações são do jornal La Tercera. O acidente aconteceu na cidade de Lago Ranco, região central do país. Ainda segundo a publicação, ele voltava de visita a um amigo, o empresário José Cox. Havia mais três pessoas no helicóptero, que estaria sendo pilotado pelo próprio Piñera.

Já de acordo com o jornal argentino Clarín, o ex-presidente não conseguiu tirar o cinto de segurança para deixar a aeronave. Duas pessoas conseguiram nadar até a margem, e a terceira foi resgatada na água.

Bilionário, Piñera governou o Chile duas vezes. O primeiro mandato foi de 2010 a 2014 e o segundo, de 2018 a 2022. A partir de 2019, enfrentou protestos que começaram contra o aumento das tarifas de metrô em Santiago. As manifestações cresceram e tiveram dezenas de mortos.

Em 11 de março de 2022, o ex-líder estudantil Gabriel Boric, à frente de uma frente ampla progressista, assumiu o governo. Ele venceu as eleições disputadas em dezembro, com aproximadamente 55% dos votos. Seu adversário era José Antonio Kast, que liderava um coligação de direita.

A ex-presidenta da Argentina Cristina Kirchner manifestou condolências à família de Piñera. “Como todos sabem, não tínhamos as mesmas ideias, mas nos unia sempre uma relação de muito respeito: ele era um homem de direita, porém profundamente democrático”, assinalou.