Obama comemora e Ahmadinejad chama resolução da ONU de ‘lenço usado’

Ahmadinejad diz que resolução não tem valor (Foto: Raheb Homavandi/Reuters) São Paulo – Os presidentes dos Estados Unidos e do Irã reagiram de maneira diametralmente oposta à decisão do Conselho […]

Ahmadinejad diz que resolução não tem valor (Foto: Raheb Homavandi/Reuters)

São Paulo – Os presidentes dos Estados Unidos e do Irã reagiram de maneira diametralmente oposta à decisão do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) de impôr sanções ao país do Oriente Médio. Barack Obama comemorou o valor da medida, enquanto Mahmoud Ahmadinejad afirmou que a decisão não tem valor.

Para o presidente iraniano, a resolução que impõe a quarta série de sanções deveria ser jogada na lata de lixo. “Essas resoluções não têm valor… É como um lenço usado que deveria ser jogado na lata de lixo”, disse Ahmadinejad a jornalistas nesta quarta-feira (9). Ele falou durante uma visita ao Tadjiquistão.

Obama prometeu esforço para cumprir a resolução. “Isso envia uma mensagem inequívoca sobre o compromisso da comunidade internacional para impedir a proliferação de armas nucleares”, disse ele a jornalistas na Casa Branca. “Vamos assegurar que essas sanções sejam vigorosamente cumpridas, e continuaremos a reforçar nossas próprias sanções contra o Irã”, reforçou.

Com 12 votos a favor, recebeu o menor apoio já recebido entre as quatro resoluções por sanções adotadas desde 2006. O mandatário dos Estados Unidos negou que haja dois pesos e duas medidas em relação ao Irã, no que diz respeito ao acesso a tecnologia nuclear para fins pacíficos.

Com informações da Reuters