ONU vota sanções ao Irã na 4ª

Estados Unidos devem garantir 12 dos 15 votos para restringir negócios do Irã com outros países. Alemanha e Itália querem investigação internacional sobre Israel

São Paulo – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) decide na manhã desta quarta-feira (9) se impõe novas sanções contra o Irã em função de seu programa nuclear. A informação foi revelada pelo embaixador francês na ONU, Gerard Araud.

Os Estados Unidos acreditam que 12 dos 15 membros do Conselho de Segurança — excluídos Brasil, Turquia e Líbano – votarão a favor da resolução. Nenhum dos membros permanentes, que têm direito a veto, deve lançar mão do recurso.

Israel na mira

Mesmo sem risco de sofrer qualquer sanção do Conselho de Segurança, Israel também passa por pressão internacional. Representantes dos governos de Alemanha e Itália afirmaram na terça-feira (8) que querem o envolvimento do quarteto internacional – ONU, Estados Unidos, Rússia e União Europeia – do Oriente Médio em investigação “transparente e neutra” sobre a operação de Israel contra uma frota de ajuda humanitária que seguia para Gaza.

Israel rejeitou os pedidos da ONU para um inquérito internacional sobre a operação do dia 31 de maio em um comboio pró-palestinos que tentava levar alimentos, remédios e brinquedos à Faixa de Gaza. O bloqueio de ajuda à Gaza foi qualificado como “inaceitável”.

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, e seu colega italiano, Franco Frattini, afirmaram após um encontro em Berlim que gostariam que houvesse uma investigação internacional. Westerwelle acrescentou que era “do próprio interesse de Israel” tal investigação.

Apesar de ser um firme aliado de Israel, o representante do governo de direito da Silvio Berlusconi, concordou que o bloqueio precisa ser suspenso e sugeriu que a comunidade internacional poderia ajudar Israel nas verificações de segurança sobre os produtos que tivessem autorização para entrar em Gaza.

Com informações da Reuters