Jovem é resgatada com vida 15 dias após terremoto no Haiti

Porto Príncipe – Uma adolescente foi resgatada com vida nesta quarta-feira (27) dos escombros de uma casa em Porto Príncipe, 15 dias depois de um forte terremoto ter devastado o […]

Porto Príncipe – Uma adolescente foi resgatada com vida nesta quarta-feira (27) dos escombros de uma casa em Porto Príncipe, 15 dias depois de um forte terremoto ter devastado o Haiti.

A jovem estava gravemente desidratada e parecia ter ferimentos na perna quando foi resgatada por agentes franceses e haitianos.

“Eu não sei como ela conseguiu resistir tanto tempo. É um milagre”, disse o agente J.P. Malaganne. Ele acrescentou que a menina estava feliz, chorando.

“Ela irá viver. Tem apenas 16 anos e tem toda a vida pela frente”, disse o coronel Michel Orcel, médico francês.

Alguém ouviu a voz da menina e pediu aos funcionários da Cruz Vermelha e da Defesa Civil que enviassem agentes do resgate ao local, disse um membro da equipe francesa, Stephan Sadak.

Ela estava presa entre uma parede que desmoronou e uma porta em meio aos destroços de sua casa, perto de uma escola profissionalizante, na capital Porto Príncipe, devastada em 12 de janeiro pelo terremoto de magnitude 7.

“Ela conseguiu sobreviver porque não foi esmagada pelos escombros e havia um espaço onde ela pôde deitar”, Sadak disse à Reuters.

Os agentes não souberam dizer se a menina tinha água ou comida com ela durante esse tempo. “É possível que tivesse alguma coisa, mas não muito”, afirmou Sadak.
Uma multidão de moradores aplaudiu quando a jovem foi retirada 90 minutos depois de o resgate chegar.

Mais de 130 pessoas foram resgatadas com vida dos escombros do terremoto, surpreendendo especialistas que acreditavam que não seriam encontrados muitos sobreviventes.

“Isso não é normal. É excepcional”, disse Sadak.

A adolescente foi levada de ambulância a um hospital de campanha.

Fonte: Reuters