França vota novo Parlamento tendo esquerda como favorita

Paris – A população da França vai às urnas hoje (10) no primeiro turno de eleições legislativas nas quais se espera que se dê à esquerda o controle do Parlamento, consolidando ao […]

Paris – A população da França vai às urnas hoje (10) no primeiro turno de eleições legislativas nas quais se espera que se dê à esquerda o controle do Parlamento, consolidando ao poder o presidente François Hollande, em sua campanha para suavizar o impacto causado pela crise da dívida europeia.

Na votação da Assembleia Nacional com 577 assentos, a Câmara Baixa do Parlamento, está em jogo a capacidade de Hollande em governar com liberdade, em um contexto em que se tenta impulsionar a segunda maior economia da zona do euro e a pressionar outros líderes da região para que lutem contra a estagnação.

Em um dia chuvoso em grande parte da França, os locais de votação abriram às 8 horas local. A votação está prevista para terminar às 8 da noite, quando os primeiros resultados deverão dar indício do alcance dos que projetam vitória dos socialistas e de seus aliados.

Em 17 de junho ocorrerá a segunda e última rodada da votação e na qual se determinará a composição de uma Assembleia em que Hollande, no início de seu mandato de cinco anos, espera encontrar cooperação para aplicar seu programa de impostos e gastos. O presidente tem prometido reverter o aumento do desemprego sem expor ao eleitorado os cortes de verbas públicas em bem-estar e uma austeridade ao estilo grego.

© 2012 THOMSON REUTERS. ALL RIGHTS RESERVED.