Em vídeo, Lula pede aos venezuelanos ‘maturidade’ e ‘paz’ para não retroceder

Ex-presidente reafirma orgulho de ter convivido com 'companheiro' que ajudou Venezuela a recobrar orgulho perdido e ressalta afinidade política, apesar de divergências ideológicas

Lula afirmou que Chávez conseguia promover debates muito marcantes entre os líderes da América do Sul (Foto: Ricardo Stuckert. Arquivo Planalto)

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos venezuelanos que mantenham a unidade e deixem de lado as divergências políticas para superar as dificuldades criadas pela morte do presidente Hugo Chávez, ocorrida na última terça-feira (5). Em vídeo divulgado na noite de ontem na página do Instituto Lula, o líder petista ressalta as características que mais apreciava no “companheiro”. 

“Espero que o povo da Venezuela neste momento tenha a compreensão de que é preciso muita paz, muita maturidade, muita tranquilidade, muita unidade porque a Venezuela não pode retroceder. O povo da Venezuela aprendeu a confiar no governo, aprendeu a ter orgulho do seu país, e isso é um valor inestimável que não pode se perder”, afirmou. “Todos os governos progressistas enfrentam muitas adversidades. Mas a passagem do companheiro Chávez pelo governo da Venezuela valeu a pena. Valeu a pena não apenas pelas conquistas. Valeu a pena pelo simbolismo do que ele fez. Recuperar a autoestima de um povo, recuperar a crença.”

Antes, Lula destacou as características que mais apreciava no venezuelano e reconheceu que havia divergências ideológicas, mas que estas eram superadas pela afinidade política. “O Chávez é um homem que 80% era coração, 20% era razão, como acho que devem ser todos os grandes homens do mundo. O Chávez pensava muito, mas muito mesmo no seu povo.”