Balanço

‘Construindo parceria EUA-Brasil mais forte para as próximas gerações’, afirma Biden após reunião com Lula

“Estamos voltando a estabelecer parcerias importantes para o cuidado com nosso meio ambiente e na defesa da democracia”, afirma Lula

Twitter/Casa Branca
Twitter/Casa Branca
Presidentes de Brasil e Estados Unidos terão reunião na próxima quarta-feira

São Paulo – Depois do encontro com o colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou sobre suas expectativas a partir da retomada das relações entre os dois países, após o obscuro período de Donald Trump (2017-2020) e Jair Bolsonaro (2019-2022). O norte-americano postou no Twitter uma foto caminhando na Casa Branca com o brasileiro e escreveu como legenda: “Construindo uma parceria Estados Unidos-Brasil mais forte para as próximas gerações.“

“Esperando fortalecer nosso esforço conjunto para combater a mudança climática, promover os direitos humanos e o desenvolvimento econômico, e fortalecer a democracia em nossa região e em todo o mundo”, escreveu o americano em postagem anterior. “Foi muito bom sentar com meu amigo e parceiro na democracia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, disse ainda.

O presidente brasileiro volta da rápida viagem oficial já neste sábado. “Hoje retorno ao Brasil depois de um ótimo encontro com o presidente Joe Biden, @POTUS, nos EUA. Estamos voltando a estabelecer parcerias importantes para o cuidado com nosso meio ambiente e na defesa da democracia. O Brasil está de volta ao debate mundial”, escreveu Lula. Sua chegada ao Brasil está prevista para este sábado, às 20h10, no aeroporto internacional de Brasília.

Meio ambiente

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que fez parte da seleta comitiva do Planalto em Washington, comentou a reunião da qual participou na Casa Branca. “Altamente positiva e com sinalizações muito concretas de uma força-tarefa para captação de recursos”, disse Marina à GloboNews, sobre investimentos em meio ambiente. Depois da reunião bilateral entre os governos brasileiro e norte-americano, os dois países divulgaram comunicado conjunto no qual Biden comenta a intenção de colaborar com o Fundo Amazônia.

“Como parte desses esforços, os Estados Unidos anunciaram sua intenção de trabalhar com o Congresso para fornecer recursos para programas de proteção e conservação da Amazônia brasileira, incluindo apoio inicial ao Fundo Amazônia, e para alavancar investimentos nessa região muito importante”, afirma o comunicado.

Lula e Biden: caminho do diálogo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também se manifestou nas redes sociais. “O Brasil volta a sentar na mesa de negociação mundial com parceiros estratégicos. O caminho é o do diálogo, do respeito e da diplomacia”, afirmou, em alusão aos quatro anos de apagão diplomático em que o Brasil mergulhou sob Bolsonaro, período em que o país foi declarado, inclusive pelo jornal The New York Times, como um “pária” nas relações internacionais.

Leia mais: