Conservadores assumem governo britânico pela primeira vez em 13 anos

Renúncia põe fim a indefinição sobre futuro do governo britânico (Foto: Andrew Winning/Reuters) São Paulo – O líder conservador David Cameron tornou-se o novo primeiro-ministro britânico nesta terça-feira (11) após […]

Renúncia põe fim a indefinição sobre futuro do governo britânico (Foto: Andrew Winning/Reuters)

São Paulo – O líder conservador David Cameron tornou-se o novo primeiro-ministro britânico nesta terça-feira (11) após aceitar convite da rainha Elizabeth para formar um novo governo, segundo a rede BBC. Ele recebeu a informação da rainha em audiência no palácio de Buckingham.

Antes, Gordon Brown, então chefe de governo, havia renunciado diante de indicações de que os partidos Conservador e Liberal Democrata poderiam estar perto de um acordo. Com as medidas, termina um período de 13 anos de domínio dos trabalhistas.

Cameron, de 43 anos, é o principal nome do partido que obteve a maior parte dos assentos na eleição da última quinta-feira (6), mas não o suficiente para controlar o Parlamento. Cameron será o premiê britânico mais jovem em quase 200 anos. Os trabalhistas ficaram em segundo, seguidos pelos liberais-democratas. Foi a primeira eleição sem maioria desde 1974.

Com informações da Reuters

Leia também

Últimas notícias