Mubarak deve deixar o poder até sexta-feira, diz ElBaradei

Brasília – O principal opositor do governo do Egito, Mohammed ElBaradei, afirmou nesta terça-feira (1) que o presidente egípcio, Hosni Mubarak, deve deixar o poder até sexta-feira (4). Desde a […]

Brasília – O principal opositor do governo do Egito, Mohammed ElBaradei, afirmou nesta terça-feira (1) que o presidente egípcio, Hosni Mubarak, deve deixar o poder até sexta-feira (4). Desde a semana passada, Mubarak enfrenta uma onda de protestos reivindicando sua saída. A oposição disse ter reunido o maior número de manifestantes no país – cerca de 1 milhão de pessoas.

A comissão que representa as forças da oposição egípcia, incluindo ElBaradei, informou por meio de comunicado que só inicia negociações após a saída de Mubarak. “A sexta-feira foi batizada ‘o dia da saída’, disse o opositor, acrescentando: “(Espero que) Mubarak deixe o país antes desta data”.

“Penso que ele não vai querer ver mais sangue derramado”, disse ElBaradei, referindo-se aos confrontos que há uma semana fizeramcerca de 300 mortos, segundo informações das Nações Unidas com base em dados de organizações não governamentais. Diplomata de carreira, ElBaradei é apontado como o principal nome da oposição.

ElBaradei elogiou a sugestão de buscar o diálogo, feita pelo novo vice-presidente do Egito, Omar Suleimane, mas disse que para isso é fundamental que Mubarak deixe o poder. “Se o Presidente Mubarak for embora, tudo vai correr bem”, afirmou. “Espero que ele tenha compreendido isso e que deixe o país para dar início a uma nova era e evitar (mais) derramamento de sangue”, concluiu.

Nos últimos dias, Mubarak trocou parte da equipe ministerial e prometeu mudanças. Mas há denúncias de censura aos meios de comunicação, incluindo a internet, violência contra manifestantes e ameaça de desabastecimento no país.