Líderes do G20 prometem ação rápida por acordo de Doha

Pittsburgh – Líderes mundiais prometeram trabalhar “o mais rápido possível” para concluir as negociações de um acordo global de comércio e ter suas principais autoridades no assunto reunidas no começo […]

Pittsburgh – Líderes mundiais prometeram trabalhar “o mais rápido possível” para concluir as negociações de um acordo global de comércio e ter suas principais autoridades no assunto reunidas no começo do próximo ano, mostra o esboço de um documento do G20 nesta sexta-feira (25).

“Continuamos comprometidos com uma maior liberalização comercial. Estamos determinados a buscar uma conclusão ambiciosa e equilibrada para a Rodada de Doha em 2010”, afirmam os líderes no comunicado obtido pela Reuters.

Os líderes do G20, que agrupa países desenvolvidos e emergentes, estão reunidos em Pittsburgh para negociações que visam colocar o mundo em uma rota de crescimento mais sustentável após a pior crise econômica em décadas. A versão final do comunicado será divulgada após o
encontro de dois dias.

A Rodada de Doha, lançada no final de 2001 com a meta de ajudar países pobres a progredir por meio do comércio, já se tornou a série mais longa de negociações comerciais desde a adoção do atual sistema internacional.

Fonte: Reuters