Atrás da taça

Vinte anos depois do último título, seleção entra em campo para nova tentativa do hexa

Brasil, que joga às 16h contra a Sérvia, foi o último sul-americano a vencer a Copa, em 2002. De lá para cá, só europeus ganharam

Lucas Figueiredo/CBF
Lucas Figueiredo/CBF
Mais uma vez, Neymar é a principal esperança de gols brasileiros

São Paulo – Em 6 de julho de 2018, a seleção brasileira se despedia da Copa ao perder de virada (2 a 1) para a Bélgica na Arena Kazan, na Rússia. Nesta quinta-feira (24), às 16h, o time treinado por Tite começa nova jornada, desta vez no Catar, contra a Sérvia. O Brasil é o único pentacampeão e também o último sul-americano a levantar o troféu. Isso aconteceu em 2002, contra a Alemanha. De lá para cá, só europeus ganharam.

Em 2018, por exemplo, a final foi europeia: a França venceu a Dinamarca por 4 a 2. Na fatídica Copa de 2014, a dos 7 a 1 para a Alemanha contra o Brasil, os alemães venceram os argentinos na decisão (1 a 0), no Maracanã.

Agora, até o momento, a América do Sul tem participação ruim no torneio. Apenas o Equador venceu, exatamente contra os anfitriões. A Argentina perdeu da “zebra” Arábia Saudita e, também hoje, o Uruguai não passou de empate (0x0) contra a Coreia do Sul.

No grupo, Suíça vence Camarões

O grupo do Brasil (G) começou a disputa nesta manhã, com vitória apertada da Suíça, 1 a 0, contra Camarões – o gol foi marcado por Embolo, camaronês naturalizado suíço. A partida teve o menor público da Copa até agora (39.089 torcedores). A equipe europeia será a próxima adversária da seleção, na segunda-feira (28), às 13h. Brasil x Camarões fecha a a primeira fase no próximo dia 2, às 16h.

O primeiro colocado do grupo G enfrentará o segundo do grupo H na segunda0-feira 5 de dezembro, às 16h. Na terça (6), o segundo do G pega o primeiro do H, também, 16h. A chave vizinha, além de Uruguai 0 x 0 Coreia do Sul, teve na sequência Portugal 3 x 2 Gana, nesta tarde. Portanto, nesta primeira rodada os portugueses lideram.

Tite (no centro) conversa com o grupo nos últimos preparativos antes da estreia na 22ª Copa do Mundo (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Os jogadores brasileiros encerraram ontem a preparação para a estreia, no Lusail Stadium. O time está escalado com Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro e Paquetá; Raphinha, Neymar, Richarlison e Vinicius Junior.

O zagueiro Thiago Silva, que disputará o quarto mundial, foi escolhido como capitão da equipe. Aos 38 anos, é o segundo mais velho do elenco, atrás apenas da Daniel Alves, que tem 39.

Já Tite, à frente do grupo desde 2016, deve deixar a seleção após a Copa. Desde que assumiu como técnico, dirigiu o time em 76 jogos, com 58 vitórias, 13 empates e cinco derrotas. E voltou a assumir a responsabilidade pelos 26 convocados. “Eu faço as escolhas. Algumas agradam, outras não. Isso faz parte da escolha e da função do técnico. Mas eles também se escolheram. Se você pegar, eles estão com protagonismo, uma qualidade excepcional. Eles se escolheram também.”

Leia também: Depois de Inglaterra, Irã e Dinamarca, Alemanha adere a protestos na Copa