Sofrido

Com ex-craques e Gil nas cadeiras e sem Neymar em campo, Brasil vence com dificuldade e está classificado

Brasil derrotou a Suíça por 1 a 0, gol de Casemiro nos minutos finais

Fifa
Fifa
Fim do sufoco: Casemiro acerta chute forte, a bola desvia e entra no gol suíço

São Paulo – Foi um jogo difícil, em que o time chegou a correr riscos, mas a seleção brasileira venceu a segunda seguida e já está classificada para as oitavas de final. A vitória nesta segunda-feira (28), 1 a 0 contra Suíça, gol do volante Casemiro, teve vários ex-craques no estádio 974, em Doha: Cafu, Kaká, Roberto Carlos e Ronaldo. Quem também estava lá foi o cantor e compositor Gilberto Gil, depois de ser hostilizado na semana passada. No campo, a ausência de Neymar, grande polêmica das redes sociais, parece ter sido sentida.

O gol saiu apenas aos 38 minutos do segundo tempo. Em jogada pela esquerda, Vinícius Júnior rolou para Rodrygo, que encostou para Casemiro. Ele pegou de primeira, com força, a bola bateu no zagueiro e tirou as chances do goleiro Sommer. A esta altura, o técnico Tite já tinha posto Antony e Gabriel Jesus, tentando tornar a equipe mais ofensiva.

Gol anulado

Vinte minutos antes, a seleção havia chegado ao gol, com Vinícius Júnior, mas o árbitro salvadorenho Iván Barton anulou após intervenção do VAR – Richarlison estava impedido no início da jogada. Até então, os suíços estavam melhores no segundo tempo.

Se o segundo tempo foi movimentado, o primeiro foi morno. A Suíça controlou o jogo até os 15 minutos, e o Brasil conseguiu achar espaços aos poucos. Mas sem assustar muito. A única chance real de gol foi aos 27 minutos, quando Raphinha cruzou da direita e achou Vinicius Jr. do outro lado. Ele bateu de primeira, sem acertar a bola em cheio, e Sommmer salvou. Do outro lado, Alisson, a exemplo do que aconteceu contra a Sérvia, não teve que fazer nenhuma defesa. Tite fez uma substituição ainda no intervalo: Rodrygo no lugar de Paquetá.

Gilberto Gil, desta vez, viu o jogo em paz (Reprodução)

Assim, o grupo G tem o Brasil com 6 pontos, Suíça com 3, Camarões e Sérvia, 1. A definição sai na próxima sexta-feira (2). A seleção brasileira encerra participação na primeira fase contra Camarões, às 16h. No mesmo dia e horário, se enfrentam Sérvia e Suíça. Os dois primeiros do grupo se classificam para enfrentar os que saírem do grupo H, que tem Coreia do Sul, Gana, Portugal e Uruguai. O primeiro colocado de cada grupo enfrenta o segundo do outro.

Leia também: Richarlison balançou as redes dentro e fora de campo

O Brasil jogou com: Alisson; Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro (Alex Telles); Casemiro, Fred (Bruno Guimarães) e Lucas Paquetá (Rodrygo); Raphinha (Antony), Vinícius Júnior e Richarlison (Gabriel Jesus).

Amanhã (29), começa a terceira e última rodada da primeira fase. Por isso, os jogos de cada grupo serão disputados no mesmo horário. Pelo grupo A, jogam Holanda x Catar e Equador x Senegal, ambos às 12h. Pelo B, Irã x Estados Unidos e País de Gales x Inglaterra (16h).