Vila Olímpica

Rua Dr. Sócrates, na França, é homenagem ao futebol e à consciência política

Prefeito francês enfatizou a postura engajada do atleta brasileiro. “Para ele, o mundo e o futebol tinham que funcionar da mesma maneira”

Reprodução
Reprodução

São Paulo – Desde o final de semana, a Vila Olímpica que receberá os atletas durante os Jogos tem uma rua chamada “Dr. Sócrates”. Dessa forma, os franceses homenageiam o politizado atleta brasileiro, um dos líderes da chamada Democracia Corinthiana. E também sua postura progressista, ressaltada em tempos de avanço conservador.

O prefeito de Saint-Ouen (cidade nos arredores de Paris), Karim Bouamrane, deixou isso claro durante a inauguração. “Entre Neymar, que votou em Bolsonaro, e Raí, que votou em Lula, eu fiz minha escolha. Entre Neymar e Sócrates, eu fiz minha escolha. É o que está em nossos corações”, afirmou, em fala compartilhada na rede social X, antigo Twitter.

Calcanhar e engajamento social

Presente na França para os últimos preparativos nas instalações dos atletas, a equipe do Comitê Olímpico do Brasil (COB) participou do evento. “Líder nato, o Dr. Sócrates é lembrado não apenas pelos passes de calcanhar e a elegância em campo, mas também pelo seu engajamento social”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley. “Tenha certeza (dirigindo-se ao prefeito) de que essa homenagem alcançará todo o povo brasileiro e inspirará os atletas da nossa delegação”, acrescentou.

“Sócrates foi um exemplo inspirador em termos de fraternidade, igualdade e no combate universal pela equidade, além de levantar a bandeira da democracia. Um jogador que sempre tocou meu coração e transmitiu uma mensagem de amor, paz e irmandade. Sócrates defendeu com força a coragem e a dignidade. Para ele, o mundo e o futebol tinham que funcionar da mesma maneira”, afirmou ainda Karim.

Democracia e liberdade

O ex-jogador Raí, irmão de Sócrates, representou a família. “Sócrates representa os valores do Brasil e do mundo que a gente quer e que são tão necessários nos dias de hoje, como a democracia, liberdade, a busca pela justiça e a paz. Hoje as ideias dele simbolizadas nessa rua estão muito além do nosso país e mais do que nunca precisamos da visão do Dr. Sócrates”, disse o ex-atleta do São Paulo e do Paris Saint-Germain. Ambos defenderam a seleção brasileira.

Com o país até no nome, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira teria completado 70 anos em fevereiro. Ele morreu em 2011.

Depois dos Jogos Olímpicos, de 26 de julho a 11 de agosto, a Vila se tornará bairro residencial.


Leia também


Últimas notícias