Novo desafio

Seleção volta a campo, às 13h, e pode garantir hoje classificação para as oitavas

Sem Neymar e Danilo, time enfrenta a Suíça, que também ganhou na primeira rodada

Fotos Lucas Figueiredo/CBF
Fotos Lucas Figueiredo/CBF
Militão deverá ser o substituto de Danilo, embora o técnico Tite (destaque) não tenha anunciado a escalação para o jogo contra a seleção suíça

São Paulo – A seleção brasileira faz nesta segunda-feira (28), a partir das 13h, seu segundo jogo pela Copa do Mundo, desta vez contra a Suíça. Quem ganhar define a classificação para as oitava de final.

Os dois times venceram na primeira: o Brasil derrotou a Sérvia (2 a 0), enquanto a Suíça superou Camarões (1 a 0). Na manhã de hoje, camaroneses e sérvios fizeram jogo disputado, com alternâncias de placar, e empataram por 3 a 3. Agora, cada time soma um ponto e vai para a última rodada, na próxima sexta-feira (2), precisando da vitória para se manter na competição.

Mudanças forçadas

O técnico Tite será obrigado a fazer duas substituições na equipe, já que Neymar e Danilo sofreram contusões na estreia. Na entrevista coletiva, ele não adiantou quem estará no time titular, mas a aposta é que Fred e Éder Militão serão escalados.

Fred é volante, o que indicaria alteração no posicionamento de Paquetá, que poderia jogar mais adiantado. Militão joga como zagueiro, mas está habituado a atuar na lateral direita, posição da Danilo. Outra opção, menos provável, seria escalar o veterano Daniel Alves.

“Rodízio” de faltas

“A definição da equipe já foi feita, mas ela tem por hábito ser passada na hora. Por quê? Porque em termos estratégicos você consegue fazer algumas mudanças comportamentais ou mesmo de características de atletas”, afirmou Tite. “O Militão é um jogador que fez a função dentro da própria seleção e tem, no seu histórico, características para tal. E o Daniel Alves é um construtor, um jogador com uma capacidade técnica impressionante. Fora a liderança que tem em momentos importantes. Moral da história: não vou dizer quem vai jogar”, brincou.

Leia também: Richarlison balançou as redes dentro e fora de campo

O treinador também reclamou do “rodízio” de faltas em Neymar na partida contra a Sérvia. Ele sofreu nove faltas e acabou saindo machucado. “Isso fica muito veemente em todos os jogos contra as grandes seleções e contra os grandes astros. Há um rodízio constante. Isso é fato e isso precisa ser coibido.”

Escalação

A escalação provável da seleção na partida de logo mais é: Alisson; Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Raphinha, Vini Jr e Richarlison.

O Brasil faz parte do grupo G. O primeiro colocado enfrenta o segundo do grupo H, que tem Coreia do Sul, Gana, Portugal e Uruguai. E o primeiro do H enfrenta o segundo do G. Também hoje, jogam Coreia x Gana (10h) e Portugal x Uruguai (16h).