NO PÓDIO

Algoz do Brasil, Croácia fica com o terceiro lugar na Copa do Mundo

Time comandando pelo craque Luka Modric bateu os surpreendentes marroquinos por 2 a 1 no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, no Catar. Argentina e França disputam a taça neste domingo

(twitter/©Fifa/divulgação)
(twitter/©Fifa/divulgação)
Orsic dá um tapa nela para fazer o gol da vitória

São Paulo – Quatro anos após o vice-campeonato na Rússia, a Croácia está novamente no pódio de uma Copa do Mundo. Neste sábado (17), a seleção que eliminou o Brasil nas quartas de final derrotou Marrocos por 2 a 1, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, na disputa pelo terceiro lugar do Mundial. Neste domingo (18), a partir do meio dia, pelo horário de Brasília, Argentina, comandada por Lionel Messi, e França, de Kylian Mbappé, disputam a taça e também um lugar no grupo dos tricampeões mundiais.

Com a vitória deste sábado, a Croácia repete o resultado da primeira participação em Copas, há 24 anos, na França. Na ocasião, eles caíram para os anfitriões na semifinal mas deram a volta por cima ao vencerem a Holanda assegurando a mesma terceira colocação de agora. Na Rússia, em 2018, os croatas ficaram com o vice-campeonato perdendo a decisão para os franceses. Por fim, a vitória sobre os marroquinos foi a última dança em Mundiais do principal nome da geração, Luka Modric, o camisa 10 de 37 anos. Do outro lado, apesar da derrota, a seleção de Marrocos entra para a história como a primeira africana a chegar em uma semifinal e pelo show que a torcida fez nas arquibancadas.

Começo insosso

Curiosamente, croatas e marroquinos iniciaram a jornada catari juntos, com um insosso empate sem gols no Estádio Al Bayt, em Al Khor. Ambos superaram a concorrência de Bélgica e Canadá, no Grupo F, para seguirem para as oitavas de final. Em lados diferentes do chaveamento, os europeus precisaram dos pênaltis para despacharem Japão e Brasil, mas não resistiram à Argentina na semi. Os africanos, nas oitavas, passaram pela Espanha nas penalidades e, depois, eliminaram Portugal no tempo normal. Caíram para a França na semifinal.

Jogo aberto

Ao contrário do que proporcionaram na primeira fase, marroquinos e croatas fizeram uma partida aberta, com dois gols em menos de dez minutos. Os europeus marcaram primeiro, aos seis. Majer cobrou falta na ponta esquerda da área, o atacante Ivan Perisic escorou para dentro e o zagueiro Josko Gvardiol marcou de cabeça. A resposta dos Leões do Atlas veio dois minutos depois, com Achraf Dari. Após uma bola alçada na área por Ziyech e desviada por Majer, o zagueiro se antecipou ao goleiro Dominik Livakovic e conferiu na pequena área. O gol da vitória saiu aos 41 minutos da etapa inicial, e foi um golaço. Orsic recebeu livre pela esquerda e bateu de primeira, encobrindo o goleiro. A bola ainda beijou a trave antes de morrer no fundo das redes.

*Com informações da Agência Brasil