Corrente

Zé Celso ‘permanece vivo e estável’, afirma médica e amiga do diretor. Outras vítimas do incêndio passam bem

Recuperação será lenta e vai exigir “paciência, coragem e muito amor”. Suplicy pede aprovação de projeto de parque municipal

Reprodução/Arte RBA
Reprodução/Arte RBA
“No momento em que ele precisar da ajuda, essa ajuda vai acontecer e, assim que ele se recuperar, ele volta a fazer a função dele", afirmou Luciana

São Paulo – O estado de saúde do diretor teatral José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, segue inspirando cuidados, mas apresenta estabilidade, segundo a médica Luciana Domschke, atriz e amiga. “Eu queria esclarecer que na situação do Zé, que é de grande queimado, às vezes algumas coisas se agravam para poder melhorar outras. É nesse equilíbrio que o Zé está conseguindo estabilidade. Ele permanece vivo e estável”, afirmou Luciana, em vídeo. “Ele está a cada minuto mais perto da vida.”

O andar onde fica o apartamento de Zé Celso, no bairro do Paraíso, zona sul de São Paulo, foi interditado pela Defesa Civil. O dramaturgo, de 86 anos, seu marido, Marcelo Drummond, e mais dois atores (Victor Rosa e Ricardo Bittencourt) estavam no local no momento do incêndio, ontem (4). Segundo a médica, Marcelo, Victor e Ricardo estão “muito bem” e deverão ter alta em breve. Já o cachorro Nagô saiu da clínica veterinária e está sob cuidados de familiares de Zé Celso.

Marcelo e Victor foram diagnosticados com covid-19 e seguem em observação no Hospital São Paulo, assim como Ricardo, este por causa da fumaça que inalou. Já Zé Celso, que sofreu queimaduras em mais da metade do corpo, está na UTI do Hospital das Clínicas. Existe possibilidade de que precise passar por hemodiálise.

Recuperação lenta

“No momento em que ele precisar da ajuda, essa ajuda vai acontecer e, assim que ele se recuperar, ele volta a fazer a função dele. Esse vai ser um ciclo que a gente vai acompanhar em um período longo”, afirmou Luciana. “A recuperação desse tipo de quadro é uma recuperação lenta e que se prolonga por um tempo pelo qual a gente vai ter que caminhar com bastante paciência, coragem e muito amor”, acrescentou.

Leia também: Zé Celso, internado no Hospital das Clínicas, recebe mensagens por sua recuperação

Amigo de longa data, o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) fez apelo à Câmara paulistana no sentido de aprovar projeto de lei que cria o Parque Municipal do Rio Bixiga. O PL 877/2021, do próprio Suplicy e mais 14 vereadores, segue em tramitação. Bixiga é o nome popular do bairro da Bela Vista, na região central, onde fica o Teatro Oficina, dirigido há mais de seis décadas por Zé Celso.