Integração

TVT exibe programas sobre arte, cultura e história da China

Exibições fazem referência ao Ano Novo Chinês, celebrado neste mês. A cultura milenar do maior parceiro comercial do Brasil entra nas telas da TVT

Divulgação
Divulgação
Diferente do calendário gregoriano do Ociedente, os chineses comemoraram a virada do ano lunar 4721 no dia 22 de fevereiro

São Paulo – A partir desta quinta-feira (23), a TVT exibe uma série de programas educativos e documentários chineses. As produções contemplam arte, poesia e história do gigante asiático pelo olhar estrangeiro. Maior parceira comercial do Brasil, a China possui uma cultura rica e uma história que remonta da Antiguidade à Rota da Seda no século 15. O país também se destaca por políticas sociais bem-sucedidas na história recente, como a erradicação da fome em poucas décadas e a inserção massiva de seus habitantes na classe média.

As exibições também fazem referência ao Ano Novo Chinês. Diferente do calendário gregoriano do Ocidente, os chineses comemoraram a virada do ano lunar 4721 no dia 22 de fevereiro. O animal símbolo deste período é o coelho. Trata-se de um momento que simboliza sorte, prosperidade e sucesso, aspectos importantes da cultura do país. Os conteúdos serão exibidos no canal 44.1 da TV aberta e também no canal do YouTube da TVT.

Estreia

Hoje, a TVT exibe dois materiais. O primeiro foi ao ar às 18h20. Trata-se do primeiro episódio da série 100 Anos: As impressões da China aos olhos estrangeiros. Ao todo, são oito episódios de até oito minutos. Nesta estreia, o tema é Vivendo em uma cidade inteligente. Três jovens dos Estados Unidos, França e Quênia falam sobre o fortalecimento e o impacto positivo das novas tecnologias de cidades inteligentes na província de Zhejian.

O vídeo destaca a inteligência artificial em Zhejiang, empoderada pela digitalização, hoje considerada a capital do e-commerce na China. A velocidade de vendas do comércio livestreaming  permite que streamers de diferentes estilos façam lives e vendam produtos nas plataformas e em apenas alguns segundos. Em foco, o olhar de seis estrangeiros que vivem, estudam e fazem negócios na província de Zhejiang. Além de ser uma das províncias mais ricas da China, Zhejiang é conhecida por sua beleza natural e grande criatividade cultural que inclui artes, música, arquitetura, gastronomia e cerâmica.

Já às 19h45, vai ao ar a sequência O Shangshan de 10.000 Anos. São dois capítulos. O primeiro, Escultura em Pedra Qingtian: Um tesouro nacional, tem 12 minutos. O segundo, O Shangshan de 10.000 Anos, 23. Estes dois documentários apresentam detalhadamente a história das pesquisas arqueológicas na China. Destaque para as imagens inéditas do trabalho milenar de escultura em pedra e as descobertas sobre a cultura do arroz.

Assista

https://www.youtube.com/watch?v=UATcUPStgjA&feature=youtu.be