Relações internacionais

TVT exibe documentários da China sob a ótica de estrangeiros

Série faz referência ao Ano Novo chinês, comemorado em fevereiro. Integração, cultura, arte e história do maior parceiro comercial do Brasil

Divulgação
Divulgação
O país também se destaca por políticas sociais bem-sucedidas na história recente, como a erradicação da fome em poucas décadas

São Paulo – A TVT exibe, desde quinta-feira (23) uma série de programas educativos e documentários chineses. As produções contemplam arte, poesia e história milenares do gigante asiático pelo olhar estrangeiro. Maior parceira comercial do Brasil, a China também se destaca por políticas sociais bem-sucedidas na história recente, como a erradicação da fome em poucas décadas e a inserção massiva de seus habitantes na classe média.

As exibições também fazem referência ao Ano Novo Chinês, baseado na órbita da Lua, em vez do Sol. Diferentemente do chamado calendário gregoriano do Ocidente, os chineses comemoraram a virada do ano lunar 4721 no dia 22 de fevereiro. O animal símbolo deste novo período é o coelho. Na cultura chinesa, trata-se de um momento que simboliza sorte, prosperidade e sucesso. Os conteúdos serão exibidos no canal 44.1 da TV aberta e também no canal do YouTube da TVT.

O primeiro episódio da série foi 100 Anos: As impressões da China aos olhos estrangeiros. Três jovens dos Estados Unidos, França e Quênia falam sobre o fortalecimento e o impacto positivo das novas tecnologias de cidades inteligentes na província de Zhejian.

Na sequência veio O Shangshan de 10.000 Anos, este em dois capítulos – Escultura em Pedra Qingtian: Um tesouro nacional (12 minutos), e O Shangshan de 10.000 Anos (23 minutos). Ambos os documentários apresentam detalhadamente a história das pesquisas arqueológicas na China.

Assista

https://www.youtube.com/watch?v=UATcUPStgjA

Próximos capítulos

Ontem (24), a TVT exibiu Escultura em Pedra Qingtan, um Tesouro Nacional. Há 200 milhões de anos, entre o período Jurássico e Cretáceo, as atividades vulcânicas eram muito comuns. No condado de Qingtian, frequentes erupções vulcânicas espalharam lava até longas distâncias. As pedras Qingtian eram apenas os resultados naturais da solidificação da lava. Após ser derretida em alta temperatura, dessiliconizada, purificada e reorganizada, a lava foi transformou-se em um depósito mineral especial.

Também já foi exibido o segundo capítulo da série 100 Anos: As impressões da China aos olhos estrangeiros. O Relógio: um dia e uma noite no West Lake trata de seis amigas estrangeiras de seis continentes contam suas histórias enquanto apresentam as belezas do West Lake, ou Lago do Oeste, situado no centro da cidade de Hangzhou.

Assista episódios sobre a China