Canções

Cynara, uma das vozes do Quarteto em Cy, se cala. ‘Hei de ouvir cantar uma sabiá’

Cantora, que estava com 78 anos, era uma das integrantes do grupo vocal criado em 1964. “Nossos corações entraram em pausa”, diz o MPB4

Reprodução
Reprodução
Ladeadas por Tom Jobim e Chico Buarque, autores da canção, Cynara e Cybele defendem 'Sabiá' em 1968

São Paulo – Morreu na manhã desta terça-feira (11), aos 78 anos, completados em janeiro, a cantora Cynara, integrante do Quarteto em Cy, grupo vocal formado em 1964 por quatro irmãs. Além de Cynara Faria, era integrado por Cyva, Cylene e Cybele. O nome foi sugerido por Vinícius de Moraes às irmãs vindas da Bahia para o Rio de Janeiro.

Na semana passada, a cantora passou por cirurgia após quebrar o fêmur em uma queda. A recuperação teve complicações. Ela estava com pneumonia, e morreu por insuficiência respiratória.

Cynara completou 78 anos em janeiro. Nome do grupo vocal foi sugerido por Vinícius de Moraes (Foto: Reprodução/Facebook)

“Foi uma jornada musical incrível, muitos projetos, principalmente, pela família, que foi algo sagrado pra ela”, diz o grupo, em nota. “Cynara deixa três filhos, João, Irene e Francisco, quatro netos (Alice, Chiquinho, Tom e Vinícius) e duas irmãs em Cy (Cyva e Cilene). Muito obrigado pelo carinho.” A outra irmã, Cybele, morreu em 2014.

Corações em pausa

Outro grupo vocal emblemático criado naquele período, o MPB4, também divulgou nota de pesar. “Nossos corações entraram em pausa. A dor tomou conta de nós. A morte veio sem aviso, surpreendeu e magoou. Não há lágrima que dê conta de prantear a dor diante dessa perda devastadora, da nossa irmã de vocal que nos deixa depois de cinquenta anos de cantoria e amizade. Descanse em paz, Cynara Faria. Sua voz estará pra sempre entre nós. Meu Deus!”

O texto divulgado pelo Quarteto em Cy também cita trecho da canção Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque: “Vou voltar/ Sei que ainda vou voltar”. Assista aqui. No festival organizado pela TV Globo em 1968, Cynara e Cybele interpretaram a música, vencedora das fases nacional e internacional. Foi o mesmo festival de Pra não dizer que não falei de flores (Caminhando), de Geraldo Vandré, que ficou em segundo lugar.