Comunicação

Canal da TVT cresce 50% no ano, rumo a 1 milhão de inscritos no YouTube

TVT se consolida como primeiro canal aberto dos trabalhadores, cresce na rede social, diversifica programação e amplia campanha por financiamento coletivo

Reprodução
Reprodução
TVT: democratização da comunicação e voz para os trabalhadores do país

São Paulo – Um canal de ampliação da voz dos movimentos sociais. Assim se define a TVT, em tarefa que vem sendo cumprida com afinco e sucesso. Criada em 23 de agosto de 2010, a TVT, que transmite seus programas pela televisão aberta, no canal 44.1 na Grande São Paulo, e pelo YouTube cresceu 50% somente este ano. Começou 2021 com 500 mil inscritos, já superou os 755 mil inscritos na rede social e, agora, a meta imediata é atingir 1 milhão.

A emissora foi outorgada ainda no governo Luiz Inácio Lula da Silva à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho. A entidade cultural sem fins lucrativos é mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. E conta com parceiros fundamentais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), para a manutenção desse trabalho tão necessário à democratização da comunicação no país.

tvt youtube
João Paulo Rodrigues, do MST: orgulho da parceria

“Temos um desafio muito grande na batalha das ideias na sociedade brasileira. É preciso disputar corações e mentes do povo brasileiro”, avalia João Paulo Rodrigues, da Direção Nacional do MST. “Nessa caminhada, a TVT tem cumprido papel fundamental, com caráter estratégico para as forças populares.” João Paulo conta que ser parceiro desse projeto é motivo de orgulho para o MST. “Dez anos atrás nós não tínhamos uma referência como essa pra dar voz à classe trabalhadora. Hoje temos com a consolidação e o alcance protagonizados por esse sistema de comunicação formado por TVT, Rádio Brasil Atual e os portais da RBA e do Brasil de Fato.”

Luta e cultura

Com uma grade de programação diversificada, a TVT alcança também via YouTube cada vez mais brasileiros interessados em outro tipo de programação e de cultura. O diretor de Programação do canal, Jordão Pacheco, conta que entre as maiores audiências da emissora está o Cine TVT. Um filme diferente a cada sábado. Documentários históricos, filmes brasileiros de muita qualidade muitas vezes esquecidos em prol dos “enlatados” exibidos repetidamente pelas emissoras abertas da imprensa comercial.

tvt youtube
Ivone Silva, do Sindicato dos Bancários: voz à sociedade

“A TVT também proporciona isso, lazer, além de espetáculos de grandes artistas. E participa relatando a história do Brasil e do mundo que nem sempre é contada na grande mídia”, ressalta a presidenta do Sindicato dos Bancários, Ivone Silva.

“Criação dos trabalhadores, a TVT tem esse importante papel de dar voz aos trabalhadores e também à sociedade, aos movimentos sociais que não têm espaço na mídia”, afirma Ivone. Ela observa que muitas vezes, quando há esse espaço, a imprensa comercial retrata os movimentos, greves, mobilizações como algo que atrapalha o trânsito. “Ou então que o reajuste salarial dos trabalhadores atrapalhará a economia. Ou os movimentos sociais, por exemplo os sem-terra, os sem-teto, que são criminalizados quando estão ocupando espaços abandonados.”

Programação

Na TVT tem programa para todos os gostos também no YouTube. Para ver com a família, para debater com os amigos, se divertir, aprender. Se a ideia é curtir um grande entrevistador sempre com um convidado para lá de especial, o Entre Vistas, com Juca Kfouri, vai ao ar todas as quintas-feiras às 21h30.

E por falar em grandes jornalistas, de segunda a sexta-feira, às 18h30, tem o Papo com o Zé Trajano. Sempre com convidados especiais e conversa descontraída sobre futebol, política, música, cultura e sociedade.

Se a questão é estar bem-informado logo cedo, mas sob o ponto de vista de quem trabalha e constrói o Brasil na dura realidade de todos os dias, assista ao Jornal Brasil Atual, de segunda a sexta, a partir de 7h, com Glauco Faria e Marilu Cabañas. Aliás, a santista é premiadíssima, duas vezes campeã do Troféu Imprensa Mulher e agora com o título de Cidadã Paulistana.

Tem ainda o jornalismo de análise do Bom para Todos, com debates sobre principais temas da sociedade no dia, de segunda a sexta, às 15h.

Caso a noite seja seu tempo ideal, o Seu Jornal vai ao ar também de segunda a sexta, às 19h, e pode ser acompanhado até pelo celular, via YouTube. Logo depois, às 19h45, o Central do Brasil, produzido pela equipe do Brasil de Fato, promove o encontro de um país plural, reúne histórias de todos os cantos e trata dos temas mais importantes da vida brasileira, a partir da perspectiva das forças populares. Nas noites de segunda, às 20h, Brasil de Fato Entrevista personalidades da política, cultura, economia, ciência.

Mundo melhor

Às quartas, às 20h, o pastor Ariovaldo Ramos, da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito e colunista da RBA, comanda o Daqui pra Frente. Na TVT, o sextou é com o jornalista Rodrigo Vianna e o Tempero da Notícia, sempre às 21h30. No final de semana, a programação segue com o Bem Viver, no s´ábado às 11h30, e o programa de entrevistas Revista Brasil TVT.

Para a bancária Ivone Silva, a TVT está de parabéns por todo esse trabalho. “E por fazer uma discussão de um outro mundo. Um mundo melhor, mais igualitário, mais humano, no qual todos os cidadãos têm direitos à saúde, à educação, a um trabalho digno.”

tvt youtube
Moisés Selerges, do Sindicato dos Metalúrgicos: TVT retrata o desejo de um país melhor

É também o que considera Moisés Selerges, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. “Os trabalhadores precisam ter voz e não há espaço para isso nas emissoras comerciais. Precisam ter voz não só no que diz respeito às importantes questões do mundo do trabalho, mas também para colocar suas posições a respeito dos temas fundamentais da vida cotidiana, como política, direitos, suas aspirações”, explica.

“Os trabalhadores reivindicam uma sociedade mais justa, mais igualitária, e a TVT retrata isso muito bem. A TVT retrata o desejo de um país melhor. Todas as lutas por um país mais justo estão representadas pela TVT”, diz o metalúrgico.

Novidades na programação

Com parceiros importantes, a TVT diversifica sua programação no canal de televisão e no YouTube exibindo também conteúdo produzido externamente. Entre eles estão o 247 na TVT, GGN com Nassif, a Carta Capital com o programa Fechamento, o linguistaGustavo Conde com o Nassif no Afinando a Notícia e sua lives sempre com temas “quentes” do momento. “O Conde está conosco há nove meses com vários programas: A Construção do Brasil, o Prerrogativas, o Condão Musical e o Conde Entrevista”, destaca Jordão Pacheco, lembrando ainda as “excelentes séries” do SescTV.

Outros sucessos atuais foram algumas séries sobre a China, A China que você não vê e Anos Recentes – A era de Xi, este apresentado pelo professor Ladislau Dowbor, colunista da emissora. “Agora, estamos com uma nova temporada do Show Livre e programas novos desde outubro. Alguns são produzidos pela TVE da Bahia, como o Palco TVE.”

O esforço do financiamento coletivo

Manter em pé uma emissora como essa é fundamental. E também uma tarefa hercúlea, da qual todos podem participar por meio da campanha de financiamento coletivo. Para contribuir com qualquer valor, regularmente ou de uma vez só, é possível enviar um pix utilizando a chave: pix@tvt.org.br. Outra forma de ajudar a monetizar o projeto é se inscrever no canal do YouTube e ativar o “sininho” para receber os conteúdos da TVT. Também é possível ser membro do canal como forma de ter acesso a serviços exclusivos contribuindo com um valor mensal modesto de R$ 7,90 – veja como. Quem pode contribuir um pouco mais, tem a campanha permanente no Catarse.

“A TVT é a primeira emissora, em canal aberto, voltada para os trabalhadores e para os movimentos sociais e suas reivindicações, na cidade, no campo. Ela é fruto de uma longa batalha. Se lutou muito para que o trabalhador e os movimentos tivessem seu canal de TV, pois sempre soubemos da importância da comunicação”, diz o metalúrgico Moisés Selerges, do Sindicato do ABC, onde a TVT foi sediada até o final de 2019.

Pouco antes da pandemia, a emissora deu um salto de ousadia para instalar-se em novo endereço, na Avenida Paulista. Lá já operam estúdios da emissora e da Rádio Brasil Atual. A integração entre as equipes da TV, da rádio e do portal RBA foi interrompida pela pandemia ante a necessidade do trabalho à distância. E pode ser uma das boas novidades da retomada gradual e segura que se aproxima.