Espaço em alta

Cine TVT consolida horário nobre para cinema nacional na televisão aberta

Programação dos próximos do Cine TVT nos próximos dois meses traz três filmes de João Moreira Salles e cinco de Toni Venturi, documentário e ficção

Divulgação
Divulgação
Monica Iozzi e Murillo Rosa em "A Comédia Divina", sátira de Machado de Assis transportada para o século 21

São Paulo – O Cine TVT consolidou no horário nobre da TV aberta do Brasil um novo espaço para o resgate e a valorização do cinema nacional. Exibido aos sábados, às 21h30, o programa traz sempre um clássico, documentário ou ficção, que dialoga com a história do país e do mundo, sempre com um breve comentário apresentado por um especialista. Assim, neste sábado (16), o canal exibiu Notícias de uma Guerra Particular (1999), dirigido por João Moreira Salles e Katia Lund, primeira de oito produções, previstas para os próximos dois meses. Para chegar ao filme, um média-metragem (57 minutos), Salles e Lundi passaram dois anos ouvindo histórias de pessoas de alguma forma afetadas pelos negócios do tráfico na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. Entre elas, moradores da comunidade, traficantes e policiais.

Em seguida, estão programados ainda mais dois documentários de Moreira Salles. No sábado (23), Entreatos mergulha nos bastidores da campanha presidencial de 2002, a primeira da história vencida por um operário, Luiz Inácio Lula da Silva. Na sequência, no dia 30, No Intenso Agora (2017), faz uma revisão contundente dos contestadores anos 1960 no mundo.

Em entrevista concedida a Juca Kfouri na última quinta, na TVT, João Moreira Salles explica o contexto histórico de sua obra. Por exemplo, analisa o momento de Notícias de uma Guerra Particular, o resultado de Entreatos e o contrasta, inclusive, com Peões, produzido por ele e dirigido por Eduardo Coutinho. O documentário foi lançado e exibido simultaneamente a Entreatos, em 2004.

Notícias de uma Guerra Particular no Cine TVT

https://www.youtube.com/watch?v=yq8UWfU9wSg

A obra do diretor Toni Venturi está na escala seguinte de filmes do Cine TVT. De 6 de novembro a 4 de dezembro, serão apresentados cinco longas-metragens do cineasta. Três deles são documentários: O Velho, sobre a vida de Luís Carlos Prestes, Dia de Festa, sobre a luta de famílias de sem-teto pelo direito a moradia, e Dentro da minha Pele, sobre o racismo estrutural brasileiro, dirigido com Val Gomes. E duas ficções: Cabra Cega e A Comédia Divina.

O primeiro, um drama político, tem como pano de fundo a resistência a ditadura e seus conflitos, descritos na relação de um ex-ativista político (Leonardo Medeiros) e uma enfermeira (Débora Duboc), que acaba sendo seu único elo com o mundo exterior. Além deles, o elenco traz Jonas Bloch, Milhem Cortaz, Luciano Quirino, Walter Breda, Renato Borghi, Odara Carvalho e Tiago Moraes. Como define o própro Venturi: “Um filme dedicado aos muitos brasileiros que atravessaram a escuridão para tentar tomar o céu de assalto”.

cine tvt
Leonardo Medeiros e D´ébora Duboc em, Cabra Cega, programado para 13/11 no Cine TVT

Já o longa A Comédia Divina é baseado no conto a Igreja do Diabo, escrito por Machado de Assis em 1884, mas transportado para os dia atuais. Para essa desafiadora incursão na linguagem do humor, Venturi contou então com a parceria dos roteiristas José Roberto Torero, Marcus Aurelius Pimenta e Carolina Fioratti. Além disso, o elenco tem Murilo Rosa, Monica Iozzi, Thiago Mendonça, Juliana Alves, Dalton Vigh, Débora Duboc, Thogun Teixeira w Zezé Mota.

Confira a programação do Cine TVT

  • 16/10 – Notícias de uma Guerra Particular (1999, 57′), de João Moreira Salles e Kátia Lund
  • 23/10 – Entreatos (2004, 117′), de João Moreira Salles
  • 30/10 – No Intenso Agora (2017, 137′), de João Moreira Salles
  • 06/11 – O Velho A História de Luiz Carlos Prestes (1997, 105’), de Toni Venturi
  • 13/11 – Cabra-Cega (2004, 107’), de Toni Venturi
  • 20/11 – Dia de Festa (2005, 76’), de Toni Venturi e Pablo Georgieff
  • 27/11 – Dentro da Minha Pele (2020, 86′), de Toni Venturi e Val Gomes
  • 04/12 – A Comédia Divina (2017, 98′), de Toni Venturi

A TVT está no canal digital 44.1 (Grande São Paulo) e no YouTube


Leia também


Últimas notícias