Documento

‘Peões’, de Eduardo Coutinho, é o clássico deste sábado no Cine TVT

“Peões” é um dos filmes mais importantes de Eduardo Coutinho. História de uma época que mudou o Brasil contada por quem estava lá

Arte: Vicente Mendonça/Revista do Brasil
Arte: Vicente Mendonça/Revista do Brasil

São Paulo – Peões, de Eduardo Coutinho (2004), traz relatos de um dos momentos mais transformadores da história do Brasil, feitos por quem a escreveu. Mas talvez sem se dar conta. Operários do ABC paulista presentes nas greves de 1979 e 1980, ou seja, em uma trama épica, são vistos em suas casas e tempo presente. Relembram onde estavam e por quê, e mostram onde estão, como se entre origem e destino houvesse um desenho natural de um curso de vida.

Ao deixar em segundo plano a transição de Lula, de dirigente sindical local para líder político global, Peões privilegia o protagonismo do cidadão. E sua singela e desconhecida capacidade de intervir no curso na história. Por isso, é um dos documentários mais importantes do mais importante documentarista do país, Eduardo Coutinho (1933-2014).

Coutinho fez também Cabra Marcado para Morrer, Santo ForteEdifício Master, Jogo de Cena e As Canções. Em Peões, o protagonismo escolhido por Eduardo Coutinho não é das imagens de época, mas da voz dos personagens que a viveram, ouvida mais de duas décadas depois. O filme será exibido neste sábado às 21h, pelo Cine TVT. Assista ao documentário na sua TV pelo canal digital 44.1 (Grande São Paulo) ou pelo canal da TVT no YouTube, disponível a partir de 21h deste sábado (17).

https://www.youtube.com/watch?v=AnKgde3yuXc

Outras histórias que valem a pena