É festa!

Programa ‘Brasil Viola Atual’ fez seis anos com festa de violeiros em Mogi

Conhecido como 'Ranchinho do Guaracy", programa na Rádio Brasil Atual valoriza cultura caipira e já rendeu prêmio APCA de melhor apresentador musical

Divulgação
Divulgação
Ao lado do ícone Léo Canhoto (à direita), Guaracy Junior comemorou os seis anos do programa Viola Brasil Atual

São Paulo —O coreto da Praça São Benedito, em Mogi das Cruzes, foi o palco do 1º Encontro de Violas e Violeiros e da celebração do 6° aniversário do programa Brasil Viola Atual, apresentado por Guaracy Júnior, na Rádio Brasil Atual. A festa, no último domingo (26), reuniu a Orquestra de Violeiros de Guarulhos, as duplas Enzo e Vinícius, Moacyr e Sandra, e Roberta e Ribeiro, além da Orquestra de Violeiros de Mogi das Cruzes. Léo Canhoto, um ícone da música caipira, foi uma das presenças ilustres, entre outros artistas.

“Foi show de bola, o público gostou muito, teve uma grande qualidade musical”, diz Guaracy, apresentador do programa Brasil Viola Atual, também conhecido como o “Ranchinho do Guaracy”.

“É um grande orgulho ficar seis anos no ar”, afirma o apresentador. Ele diz que, ao longo desse período, foi percebendo que os ouvintes do programa se identificam com a cultura caipira, um processo que traz à memória a lembrança da infância, dos pais e avós. “A gente mexe com o imaginário das pessoas. E cada novo ouvinte que vai chegando, vai trazendo um tijolinho e construindo o ‘Ranchinho’, que é nosso”, explica.

Do primeiro para o sexto ano no ar, o apresentador conta que no começo não citava com frequência os compositores das canções tocadas. Aos poucos, porém, foi percebendo que o público tinha curiosidade de saber mais sobre cada música e, assim, hoje não só cita sempre o compositor como também traz para o ouvinte um pouco da história de cada um. “É um aprimoramento, a gente vai melhorando a cada dia. E também estamos valorizando o que é nosso, a nossa cultura.”

No próximo dia 17 de junho, ele receberá, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) na categoria melhor apresentador musical.

O programa

Apresentado de segunda a sexta-feira, das 5h às 7h, o Brasil Viola Atual embala o começo do dia dos ouvintes que gostam da música sertaneja de raiz. É um programa informal, leve, feito para quem gosta de acordar cedo e iniciar a manhã escutando a música sertaneja e caipira que as outras rádios não tocam. Canções antigas e novas que retratam a realidade da vida do homem do campo, seus amores, anseios e dilemas, todas as faces da cultura caipira.

O Viola Brasil Atual tanto recorda músicas de grandes autores do sertanejo raiz, como também abre espaço para novos talentos que não encontram acolhida nas rádios comerciais. Como bem define Guaracy Junior, o programa reativa a memória de quem viveu ou ainda vive a realidade do campo por esse imenso Brasil. Além da música, há ainda espaço para contos e causos do folclore nacional. “O Brasil ama a música sertaneja de raiz”, costuma dizer o apresentador.