Cultura brasileira

Guaracy Junior, com ‘Brasil Viola Atual’, conquista prêmio APCA de rádio

Radialista apresenta o programa 'de raiz' que dialoga com a cultura e o cotidiano sertanejo, de segunda a sexta, às 5h, na Rádio Brasil Atual

Reprodução/TVT

Programa está no ar há seis anos com “a música sertaneja e caipira que as outras rádios não tocam”

São Paulo – O radialista Guaracy Junior, apresentador do programa Brasil Viola Atual, da Rádio Brasil Atual, foi o vencedor do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) na categoria melhor apresentador musical.

O anúncio ocorreu nesta terça-feira (11), em assembleia que reuniu os críticos no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Também foram escolhidos os vencedores em Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Teatro, Teatro Infantil e Televisão.

“Ainda não coloquei os pés no chão, ainda estou ‘avoando’”, brinca o apresentador, cujo gosto pelo estilo sertanejo sempre esteve presente em sua vida e marca seu trabalho desde a atividade como produtor rural até o início da carreira no rádio.

“É o reconhecimento de um trabalho. Já me falaram que as coisas mais difíceis são as simples, e acho que é isso mesmo, o jeito de falar de forma fácil para que todos entendam, falar da nossa música, nossas lendas. Procuro fazer isso com as pessoas com muito carinho e responsabilidade”, diz.

Junto com Guaracy Junior, concorriam ao prêmio de melhor apresentador musical, André Gois, do programa A Hora da Vitrola (Eldorado FM) e Clemente Nascimento, que apresenta o Filhos da Pátria (Kiss FM).

O apresentador do programa Brasil Viola Atual considera que faz falta para o povo conhecer mais a própria cultura, incluindo as lendas típicas do interior, uma característica de Guaracy Junior ao alternar a programação musical com histórias do folclore brasileiro. “Quem tem o poder de estar atrás do microfone tem a obrigação de fazer isto”, afirma o radialista, que acorda diariamente às 3h e às 5h já está ao vivo no ar.

Há seis anos seu programa apresenta música sertaneja de raiz, feito de modo informal para quem acorda cedo e gosta de ouvir “a música sertaneja e caipira que as outras rádios não tocam”. Como costuma dizer Guaracy Junior, “canções antigas e novas que retratam a realidade da vida do homem do campo, seus amores, anseios e dilemas, todas as faces da cultura caipira”.

Segundo a APCA, a cerimônia de entrega a todos os artistas premiados acontecerá em data a ser marcada no primeiro semestre de 2019, ano em que a entidade celebrará sua 62ª premiação.

Reconhecimento

A premiação de Guaracy Cunha é a segunda conquistada pela Rádio Brasil Atual. Colibri Vitta, idealizador e apresentador do programa Hora do Rango, foi premiado em 2017 como melhor produtor musical.

A rádio teve ainda neste ano a indicação, pela segunda vez, da jornalista Marilu Cabañas, apresentadora da edição da manhã do Jornal Brasil Atual, para o Troféu Mulher Imprensa. Marilu já havia recebido o prêmio em 2017 – que este ficou com Monyse Ravena, do Brasil de Fato.

Ainda neste mês de dezembro, a emissora esteve perto comemorar mais uma premiação. A apresentadora Fabiana Ferraz, que conduz o Manhã Brasil Atual, com “as músicas que as outras não tocam”, também foi indicada para o prêmio Women´s Music Event – que celebra a atuação de mulheres da indústria musical. Fabiana dividiu a disputa com Patricia Palumpo, Jany Lima, Sarah Oliveira e Roberta Martinelli, que acabou sendo a vencedora.

Assista à prosa com Guaracy Junior no Seu Jornal, da TVT