de hoje a domingo

Encontro apresenta arte produzida na periferia e promove debate

Estéticas das Periferias homenageia Carolina Maria de Jesus e Abdias do Nascimento. Show de Emicida, Kamau, Lurdez da Luz e a Mostra de Teatro Negro serão realizados em 20 espaços culturais de São Paulo

Divulgação

Emicida faz show de encerramento, com participação especial de Rael

As bordas da cidade são o centro das atenções de hoje (26) a domingo (31), quando São Paulo recebe a quarta edição do encontro Estéticas da Periferia. Serão mais de 30 atrações espalhadas em 20 espaços culturais da capital paulista. Neste ano, o encontro – que tem o objetivo de fomentar as produções culturais originadas e produzidas nas periferias – recupera o centenário de nascimento, ambos celebrados em 14 de março, da escritora Carolina Maria de Jesus e do ativista Abdias do Nascimento.

A abertura do evento, nesta terça-feira, leva a periferia para o centro, com a apresentação de Favela no Auditório Ibirapuera. A peça trata sobre a vida e importância de Carolina e Abdias na luta pela valorização dos indivíduos negros. Além de fazerem parte do elenco, as companhias Os Crespos, Capulanas Cia de Arte Negra, o Coletivo Negro e o Grupo Clariô de Teatro se apresentam separadamente durante o encontro, com obras que problematizam questões relacionadas à negritude no Brasil.

Segundo Antonio Eleilson Leite, idealizador do evento, este encontro assimila o caráter diverso e plural da arte em áreas periféricas e apresenta a qualidade das obras e dos artistas desses territórios. “O Estéticas da Periferia enaltece a arte das bordas das metrópoles pelo vigor de suas elaborações estéticas e não apenas pela importância social inerente à produção artística de quem enfrenta as adversidades dos arrabaldes”, afirma.

Além dos espetáculos teatrais, o evento terá shows de música, oficinas, percursos artísticos, saraus e contação de histórias para o público infantil. Amanhã, o Samba da Vela apresenta sua tradicional roda de samba no Centro Cultural São Paulo; e a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe o show Questões de Gênero, com Les Queens, Sarau do Ademar e Samba Delas.

Na quinta-feira, o grupo Os Crespos se apresenta no Instituto Pombas Urbanas, com Cartas à Madame Satã ou Me Desespero Sem Notícias Suas; o ator, músico e compositor Fernando Anitelli, líder do Teatro Mágico, faz um show solo no Centro Cultural da Juventude; e Fernanda Coimbra mistura blues e samba com músicas de novos compositores da periferia paulistana no Centro Cultural da Penha.

A programação de sexta-feira traz a rapper Lurdez da Luz no CEU Jaçana; Kamau no CEU Butantã; Nhocuné Soul no Centro Cultural São Paulo; e os irmãos Maurilio e Magnu, do Quinteto em Branco e Preto, no CEU Inácio Monteiro. No sábado, as Capulanas apresentam, no Jardim São Luís, Sangoma, peça que discute temas relacionados à saúde da mulher negra; o CEU Alvarenga recebe o Sarau Agosto das Letras, em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi e o debate sobre construção de políticas culturais na periferia; e o Ballet Capão Cidadão e o MC Boy Killa estarão no CEU Campo Limpo.

Nos Percursos Artísticos, o público interessado vai visitar vários pontos pouco explorados de São Paulo: o Coletivo Imargem promove percursos de artes visuais; o Coletivo Mjiba organiza outro sob o tema Arte de Mulheres Negras; o Sarau do Binho percorre caminhos literários; e os Amigos do Samba e Futebol também vão à campo. O encerramento do evento, no domingo, contará com programação infantil e show do rapper Emicida, com participação especial de Rael.

O encontro Estéticas da Periferia é promovido pela ONG Ação Educativa em parceria com o Auditório Ibirapuera, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Centro Cultural São Paulo, Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes, Centro Cultural da Penha, as Fábricas de Cultura, o Itaú Cultural, Museu do Futebol, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e o Sesc.

Confira a programação completa do encontro no site do evento.

Estéticas das Periferias
Quando: de 26 a 31 de agosto
Onde: atividades espalhadas pela cidade de São Paulo
Quanto: grátis
Programação completa: www.esteticasdasperiferias.org.br