Até domingo

SP Leste em Movimento exibe filmes que retratam identidade da região

Segunda edição do festival será lançada nesta terça-feira com lançamento de livro e exibição dos documentários 'Os Sons da Penha – Notas de um Bairro' e 'Cangaíba Luz e Movimento'

Divulgação

Um dos filmes em cartaz homenageia o dançarino e ativista social Nelson Triunfo, ícone da zona leste

Promovida pela Associação Cultural Poder Negro, a segunda edição do SP Leste em Movimento – Festival de Cinema da Zona Leste levará ao Centro Cultural Penha filmes que retratam a identidade da região, seus protagonistas e sua produção cultural. Também estão programados espetáculos de música, batalha de poesia (slam), exposição fotográfica, atividades para o público infanto-juvenil e uma oficina de realização audiovisual.

Além de ampliar o acesso da população à obras cinematográficas, o festival pretende estimular a produção local de cinema ao mesmo tempo que propõe o debate sobre questões culturais, étnicas e sociais. O evento terá atividades ligadas às temáticas SP Leste, Etnias sem fronteiras, Histórias atuais, Movimento contemporâneo, Mostra infantil e Atividade especial.

No primeiro dia do festival, quarta-feira, serão exibidos os documentários 1962 – O Ano do Saque, de Rodrigo Dutra e Victor Ferreira, e A Negação do Brasil, de Joel Zito Araújo. Este longa faz um resgate da história das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na telenovela brasileira. As atividades do dia serão encerradas com um debate sobre etnografia e cinema.

Um dos destaques da programação é a exibição do filme Triunfo, na quinta-feira (11). Odocumentário de Caue Angeli conta a história do hip hop no Brasil por meio da trajetória do dançarino e ativista social Nelson Triunfo e aborda sua influência sobre toda uma geração de MC’s, b-boys, DJs e grafiteiros. O evento deve contar com a participação do artista.

Ainda no dia 11, serão exibidos Começou a Luta, documentário produzido por jovens de Guaianases sobre a importância do futebol de várzea; Jardim Samara – História e Identidade, de Cristina Assunção; o curta Aquém das Nuvens, de Renata Martins; a animação A Guerra do Vinil; e o curta Basquete Rimado, ambos de Rafael Terpins.

Faz parte da programação o documentário O Prisioneiro da Grade de Ferro, de Paulo Sacramento, que apresenta a Casa de Detenção Carandiru em seu último ano de existência pelo olhar dos próprios detentos. O Aborto dos Outros, de Carla Gallo, estará em cartaz sábado (13), às 13h. O filme mostra os efeitos perversos da criminalização do aborto, com histórias de procedimentos realizados em hospitais públicos e clínicas clandestinas.

Confira a programação completa do festival na página do Cine SP Leste.

SP Leste em Movimento – Festival de Cinema da Zona Leste
Mostra: de 10 a 14 de dezembro, no Centro Cultural da Penha
Largo do Rosário, 20, Penha, São Paulo (SP)
Quanto: grátis
Mais informações:www.cinespleste.com