Indígenas

TVT exibe documentário sobre rito de iniciação de jovens indígenas

‘Txirin, o batismo do gavião’, de 2017, mostra a vida da etnia Huni Kuin, no Acre. Produção será exibida hoje às 19h45

Reprodução
Reprodução
Jovens iniciam o aprendizado dos antigos cantos utilizados para superar a dor da perda e trazer ânimo e prosperidade para os vivos

São Paulo — A TVT exibe nesta segunda-feira (25) às 19h45 o documentário Txirin, o batismo do gavião, produzido em 2017. O batismo do Txirin é um rito de iniciação realizado na aldeia São Joaquim, centro de memória do povo Huni Kuin, no Acre.

A cerimônia marcou os cinco anos após a morte do pajé e patriarca da comunidade, Agostinho Muru. Jovens iniciam o aprendizado dos antigos cantos para superar a dor da perda e trazer ânimo e prosperidade para os vivos.

A direção, tradução e montagem são de Isaka Mateus Huni Kuin e Carolina Canguçu. O documentário mostra como na etnia Huni Kuin o ritual é feito para chamar caça e peixes. Os indígenas acreditam no poder dos cantos para trazer prosperidade e enriquecer sua caça.

O Txirin acontece se morre alguma mulher sábia, conhecedora de medicina, artesanato, canto, ou quando morre algum homem também versado nessas habilidades. “Quando morre alguém importante, fazem o txirin”, afirma um dos indígenas entrevistados.