Renovação

Neiva Ribeiro será a terceira mulher a presidir Sindicato dos Bancários de São Paulo

Chapa única foi eleita com 94,19% dos votos. Posse será em julho

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
Funcionária do Bradesco, Neiva é dirigente desde 2000

São Paulo – Atual secretária-geral, Neiva Ribeiro foi eleita nesta quinta-feira (27) para presidir o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Com apuração concluída por volta de 17h, a única chapa inscrita teve 94,19% de aprovação. Foram três dias de votação, exclusivamente no formato eletrônico. Foram registrados ainda 4,21% de votos nulos e 1,60% em branco. A posse será em julho.

Neiva é dirigente sindical desde 2000 e secretária-geral desde 2017. Funcionária do Bradesco, formou-se em Letras, com pós-graduações em Gestão Pública e Universitária. Ela integra o Comitê Mundial de Mulheres da UNI Global Union (sindicato global). Além disso, é vice-presidenta da UNI América Mulheres.

Nova diretoria

Com isso, Neiva torna-se a terceira mulher a presidir o sindicato, que representa 139 mil trabalhadores. A atual presidenta é Ivone Silva. Antes dela, Juvandia Moreira estava à frente da entidade. Hoje, comanda a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), além de ser vice da CUT.

Dos 12 integrantes da nova executiva, 10 são mulheres. A secretária-geral, por exemplo, será Lucimara Malaquias. A diretoria tem ainda 26 diretores por banco, 45 por regional, cinco do conselho fiscal e 10 diretores honorários. Tem integrantes da CUT, CTB e Intersindical.

Entidade centenária

“É uma grande emoção e uma honra enorme para mim ser eleita presidenta dessa entidade que acaba de completar um século de existência. São 100 anos de organização dos trabalhadores, de lutas por direitos, de resistência a retrocessos e de conquistas que em suas épocas foram pioneiras e que hoje fazem parte do dia a dia da categoria”, afirmou Neiva, citando a convenção coletiva nacional e itens como vales refeição e alimentação, além da participação nos lucros ou resultados (PLR).

Hoje também foi encerrado o processo eleitoral no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A apuração confirmou a eleição de Moisés Selerges para a presidência da entidade.

Leia mais: