Esclarecimento

TRE-SP informa que urnas retiradas de sede não foram usadas neste ano

Tribunal está descartando mais de 24 mil urnas, modelo 2009, após receber do TSE equipamento mais recente

Abdias Pinheiro/Secom/TSE
Abdias Pinheiro/Secom/TSE

São Paulo – O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizou ontem (20) mais uma etapa de retirada, para descarte, de urnas eletrônicas de modelo 2009, consideradas obsoletas. Isso fez com que redes sociais promovessem mais especulações, com finalidade de provocar dúvidas sobre o recente processo eleitoral. Mas as urnas retiradas agora não foram usadas neste ano – o equipamento será destinado ao Tribunal Superior Eleitoral.

“O tribunal paulista deve encaminhar ao TSE para baixa patrimonial e descarte 24.445 mil urnas, modelo 2009. Cada urna tem um número de patrimônio, além de um número de série. O descarte dessas urnas, que não foram utilizadas nestas eleições, somente foi possível em razão do recebimento pelo TRE de 44.880 urnas novas, modelo 2020”, informa o TRE.

Dessa forma, ainda segundo o órgão da Justiça Eleitoral, essa operação foi planejada para os dias 13, 20 e 27 deste mês, três domingos. As urnas de 2002 estão armazenadas na rua Libero Badaró, região central de São Paulo. “O trabalho tem ocorrido aos domingos, mediante autorização da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), considerando que na região do prédio há restrição de circulação de caminhões durante os dias úteis”, justifica o tribunal paulista.

Redes bolsonaristas insistem em pôr em dúvida o processo eleitoral, sempre sem apresentar qualquer comprovação. O presidente do PL, por exemplo, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, chegou a divulgar vídeo afirmando que iria questionar TSE sobre o uso de urnas antigas. Segundo ele, os modelos anteriores a 2020 teriam “o mesmo número” de patrimônio. O PL é o partido do atual presidente da República.