Revista Brasil TVT

Taxa de juros: os dois gumes da faca que corta o crescimento do país

Entenda por que já passou da hora de o BC “calibrar” a taxa de juros. “Política monetária tem de ser para todos, não só para a Faria Lima”, diz economista

Pixabay
Pixabay

São Paulo – O capital financeiro que gosta de se multiplicar enquanto dorme – ora chamado de Faria Lima, às vezes de Leblon, outras de mercado financeiro mesmo – não gosta de governo, muito menos do governo Lula. Não gosta de governo porque quer ser “livre” para mandar na economia. E gosta menos ainda de governo Lula, porque este tem mania de chamar despesa com educação, saúde e políticas sociais de investimento, não gasto. E por isso o “mercado” insiste que o governo não deve se meter na taxa de juros, muito menos no Banco Central “independente”.

Desse modo, o Brasil ter a maior taxa básica de juros do mundo, de 13,75% ao ano, é uma faca de dois gumes. Um que exige corte de gastos públicos para que o Estado honre os “investidores” em títulos do governo. E outro que inviabiliza os investimentos de que o governo precisa para pôr em prática seus projetos. Por exemplo, em educação, saúde, políticas sociais, infraestrutura, defesa ambiental, ciência, tecnologia e inovação. Em resumo, o mercado e suas vozes na mídia gostam de juros porque ganham dinheiro dormindo. E porque dificultam a vida do governo e de Lula.

Porém, até a sanha especulativa tem limites e a própria Faria Lima já sopra no ouvido do Banco Central que taxa de juros 130% acima da inflação é perigosa até para o sistema bancário, dados os estragos generalizados na economia. Por isso, o professor Antonio Corrêa de Lacerda, da PUC-SP, em entrevista ao programa Revista Brasil TVT deste fim de semana, alerta: tem que “calibrar” isso aí. “Porque o mercado não é só Faria Lima. O pipoqueiro também é, pequeno lojista também é. A política monetária, portanto, precisa atender todo mundo”, avisa Lacerda.

Confira entrevista: Antonio Corrêa da Lacerda e o fim da linha para a taxa de juros

A semana passada a limpo

O Revista Brasil TVT falou também com Denise Mota Dau, secretária de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Ministério dos Direitos Humanos, Denise Motta Dau. Ela destaca a importância das 25 medidas anunciadas no dia 8 de março pelo governo para se atacarem desigualdade que afetam as mulheres.

Entenda as medidas anunciadas pelo governo Lula para igualdade das mulheres


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), considerado fundamental pelo governo federal para estimular o empreendedorismo e a economia, também é assunto. Mas a atual direção do órgão realmente está empenhada e alinhada com o governo do presidente Lula? Para responder a essa questão, o Revista Brasil TVT conversa com o presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamoto, ex-presidente do Sebrae.

Troca da diretoria do Sebrae é necessária pela falta de alinhamento, diz Okamotto


O programa conversa também com Gabrielle Abreu, coordenadora de Memória, Verdade e Justiça do Instituto Vladimir Herzog. Gabrielle fala da importância dos eventos em memória dos 50 anos do assassinato do militante Alexandre Vannucchi pela ditadura. Na próxima sexta (17), uma missa será realizada, às 19h, na Catedral da Sé. A cerimônia será conduzida por dom Pedro Luiz Stringhini e dom Angélico Sândalo Bernardino.

Atos marcam os 50 anos da morte de Alexandre Vannucchi Leme pela ditadura


O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, explica as fortes suspeita de que os “presentes” sauditas em forma de joias para a família Bolsonaro sejam, na verdade, propina. Em troca da venda da Refinaria Landulpho Alves (Plam) para um grupo árabe por menos da metade do preço. A treta será investigada pelo Senado, mas já há também diversos pedidos de apuração encaminhados ao Supremo Tribunal Federal, Ministério Público e Tribunal de Contas da União.

Confira também no Revista Brasil TVT: Margarida Genevois, a dama dos direitos humanos, completa 100 anos


Leia também


Últimas notícias