Mal de família

Sem trabalhar para ir à Copa, Eduardo Bolsonaro só volta à Câmara no dia 5

Em viagem desde o dia 23, o filho do presidente Bolsonaro faltou a 14 eventos legislativos, embora sua presença esteja registrada. Sua agenda oficial não aponta viagem internacional, tampouco visita ao Catar para encontro com autoridades políticas do país

Eduardo Bolsonaro: Em vídeo a seguidores, diz que foi ao Catar entregar pendrives em inglês sobre a "real situação do Brasil"

São Paulo – O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está cada vez mais enrolado desde que foi flagrado na Copa do Catar na última segunda-feira (28), durante o jogo Brasil x Suíça. O parlamentar turista até convenceu parte de seus apoiadores dizendo estar em “missão no Catar”. Ou seja, teria ido entregar à imprensa estrangeira pendrives com relatórios sobre a “verdadeira” situação enfrentada pelo país. Mas sua agenda oficial não contempla encontros com autoridades internacionais, muito menos com políticos do país sede da Copa.

Segundo a Câmara, o filho 03 do presidente derrotado nas urnas está ausente do país desde o último dia 23. E estará em viagem particular para o Oriente Médio até o próximo dia 5. Desde sua viagem, já perdeu 14 eventos legislativos de sua agenda. E há outros três marcados para a tarde desta quarta-feira (30).

Em viagem com a mulher, Heloisa, Eduardo Bolsonaro não participará de uma reunião deliberativa em que deverá ser discutido um texto de sua própria autoria. Trata-se de um projeto que estabelece normas para a publicidade de armas em todo território nacional.

Ontem ele faltou em duas sessões solenes e em duas reuniões que aprovaram seis propostas. Em pelo menos uma semana fora da Câmara, o deputado não compareceu na votação de 24 propostas.

Qual é a missão de Eduardo Bolsonaro

Segundo o jornal O Globo, apesar de ter comunicado a presidência da Câmara, Eduardo Bolsonaro não justificou suas faltas. Em geral, os parlamentares especificam a motivação de suas viagens. E até agora sua agenda oficial não aponta viagem internacional, muito menos visita ao Catar para diálogo com autoridades políticas.

O portal UOL também informou que a viagem de Eduardo Bolsonaro não teve custos para a Câmara, dado o motivo alegado de “caráter particular”. No entanto, a Câmara tem muito a explicar, como questionou o deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ). “Se Eduardo Bolsonaro ele diz que está com pendrives na mão, para dialogar sobre a situação do Brasil, para apresentar a autoridades estrangeiras, e faz isso em nome da Câmara dos Deputados em uma eventual missão oficial, se é que ela existe, nós que estamos nesse plenário deveremos conhecer qual é a real situação”, disse, conforme vídeo no Twitter.

Glauber ainda cobrou o corte do ponto do filho do deputado nas sessões em que não compareceu. “É um absurdo que um deputado federal esteja lá querendo ganhar apoio político internacional para o golpismo, o que não vai conseguir. Ele está fazendo o golpismo festivo presencial. É preciso cortar o ponto dele na sessão porque está lá.”

A estada do deputado no Catar em “missão”, porém, coincida com anotações de presença na Câmara, conforme informou a Fórum. A agenda oficial do filho do presidente no site da Câmara registrava sua “presença” em dois eventos na segunda-feira, às 9h, no Congresso Nacional. Como poderia, se assistiu à vitória do Brasil sobre a Suíça às 13h, horário de Brasília, no estádio 974, no Catar, como mostrado pelo canal de Casimiro no Youtube?

Redação: Cida de Oliveira (com O Globo, UOL e Fórum)
Edição: Paulo Donizetti de Souza